8 dicas incríveis de promoção para salão de beleza

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Atrair o público, fidelizar o cliente e aumentar o faturamento da empresa: essas são as três principais razões pelas quais você deve investir em promoção para salão de beleza. Para isso, é preciso elaborar uma estratégia bem estruturada, levando em consideração o perfil do público-alvo — sem considerar o cuidado necessário para não cometer o erro de fazer propaganda enganosa.

Para ter sucesso nessa empreitada, é essencial sair da zona de conforto e pensar em alternativas inovadoras, que sejam realmente vantajosas — tanto para você quanto para o cliente. Para ajudá-lo a alavancar o negócio, reunimos neste post algumas sugestões infalíveis. Boa leitura!

1. Aposte na indicação de amigos

Esse tipo de ação tem como objetivo expandir o nome da marca no mercado. O processo é fácil: o cliente que levar um amigo ou conhecido para a sua empresa ganhará algum mimo — de um desconto especial à realização de um procedimento por conta da casa.

Lembre-se que é fundamental ter as regras da promoção bem estipuladas, incluindo os períodos de duração e premiação. Também é importante disponibilizá-las para consulta de alguma forma, para que você evite possíveis mal-entendidos. Não se esqueça também de fazer a divulgação da promoção, pois de nada adianta ter o desconto se ninguém souber.

2. Crie um “dia da beleza”

Tanto os homens quanto as mulheres não recusam um dia inteiro de mimos e cuidados especiais com a pele e os cabelos, não é mesmo? Nada mais sábio, então, do que oferecer o “dia da beleza”. Como ele funciona? Monte um pacote que inclua desde tratamentos faciais até procedimentos capilares (e quem sabe massagem e depilação, caso você ofereça esses serviços no seu estabelecimento) e disponibilize uma condição especial para o pagamento.

O intuito, aqui, é que o cliente passe o dia inteiro no salão cuidando do seu bem mais precioso: a sua autoestima. Essa é uma opção para a espedida de solteira, para o dia do casamento e também para o dia da formanda. Por isso, pense na possibilidade de também oferecer drinks especiais no pacote, tornando a experiência dos seus clientes ainda mais inesquecível.

3. Invista em um programa de fidelidade

Outra opção viável é proporcionar algum serviço gratuito para os clientes que fizeram procedimentos com valores elevados. Para não ter erro, estipule um preço previamente, levando em consideração os seus custos operacionais.

Existe também a possibilidade de montar um programa de fidelização, no qual será dado algum procedimento — gratuitamente — para aqueles clientes que completarem um número específico de serviços no seu salão. A gente explica: depois de cinco cortes, a cliente ganha uma escova, por exemplo; ou ainda: depois de cinco serviços de manicure, o sexto é de graça. O controle pode ser feito por meio de uma cartela com adesivo ou carimbo, por exemplo.

4. Adote a sazonalidade

Assim como em outras áreas, o mercado da beleza também conta com uma demanda sazonal. Datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, são responsáveis por uma parcela expressiva do faturamento.

É nesse cenário que criar festivais periódicos surge como uma ideia atrativa, uma vez que desperta a atenção do cliente, fazendo com que o seu negócio saia na frente da concorrência. Não existe, aqui, uma fórmula mágica. O importante é fornecer um pacote que atenda, de fato, o seu público. Caso não seja possível reduzir o preço, pode ser interessante melhorar as condições de pagamento, por exemplo.

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5. Faça sorteios

Quem não gosta de ganhar brindes ou tratamentos de graça? Sorteios são ótimas opções para atrair e fidelizar clientes. Para isso, crie uma promoção onde, a cada procedimento realizado no salão, a pessoa receba um cupom ou número para ganhar um brinde ou procedimento gratuito.

Dessa maneira, os clientes se interessam em frequentar o salão para participar do sorteio. Outra dica é fazer uma parceria com outras lojas. Assim, a quantidade de prêmios é maior e o número de clientes em potencial também.

6. Crie combos promocionais

É muito comum as pessoas acharem um procedimento caro, mas se interessarem por uma combinação de produtos e descontos. Por conta disso, criar combos promocionais pode ser uma ótima dica para atrair mais clientes. Eles podem ser de diferentes tipos de tratamentos combinados ou um mesmo tipo, como unha e corte de cabelo ou corte e escova de cabelo.

Outra dica legal é montar combos para cada dia da semana. Assim, você se prepara também para realizar aqueles tipos de procedimentos em maior quantidade. Não se esqueça de deixar bem claro para as clientes como funciona e qual é o combo do dia.

7. Invista em um cartão de presente

Muitas pessoas têm dificuldade na hora de comprar presentes para amigos e familiares — e por isso o cartão de presente funciona tão bem. Ele é um cartão com determinado valor que dá direito a qualquer procedimento que esteja dentro daquele valor no salão de beleza. Dessa maneira, todos saem satisfeitos.

Para isso, basta que a pessoa que presenteará vá ao salão comprar o cartão no valor desejado. Depois, o presenteado deve ir ao mesmo salão utilizar o valor recebido da maneira que achar melhor. Porém, lembre-se de explicar que o valor do cartão de presente é o valor máximo que pode ser gasto em tratamentos ou procedimentos.

8. Ofereça diversas formas de pagamento

Pode parecer bobeira ou nada interessante, mas a verdade é que muitas pessoas deixam de realizar procedimentos por não terem o dinheiro para pagar à vista. Muitos salões não oferecem mais de uma opção de pagamento, especialmente para procedimentos com valores mais elevados.

Por isso, ofereça diversas formas de pagamento — seja no cartão, parcelado, à vista ou no dinheiro. Caso o procedimento seja mais caro, dê a opção de parcelar em mais vezes. Desse jeito, os clientes têm condições de realizar tratamentos com mais frequência.

Independentemente da promoção para salão de beleza que você adotar, não se esqueça de que a divulgação é essencial. Afinal, de nada adianta oferecer serviços e produtos diferenciados se ninguém ficar sabendo, não é mesmo? Por isso, o ideal é divulgar em diversos meios de comunicação, sejam eles rádio, TV, internet ou até mesmo boca a boca.

Outro ponto a ser observado é que de nada adianta oferecer promoção ou fazer divulgação se os produtos utilizados não são de qualidade. Por isso, opte sempre por marcas conhecidas e tradicionais no mercado, como a Dvien, que conta com diversas linhas para os mais variados cuidados com os cabelos.

E aí, gostou do conteúdo? Acha que as dicas de promoção acima podem ajudar a turbinar o seu negócio? Então, aproveite e entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar a melhor opção para o seu negócio!