5 principais causas do ressecamento dos cabelos e como resolver

  • Nenhum comentário

Não há dúvidas que os cabelos fazem total diferença no look — tanto das mulheres quanto dos homens. Não é só isso. Quando bem cuidados, eles contribuem, inclusive, com a sensação de bem-estar, aumentando a autoestima. Por isso, é fundamental cuidar bem dos fios para evitar o ressecamento de cabelos.

Isso é importante porque madeixas mal tratadas podem afetar a saúde. Se o seu cabelo tem pontas duplas em excesso ou está caindo muito, por exemplo, é sinal de que ele não está bem e, possivelmente, está ressecado.

Interessou-se pelo assunto e quer se inteirar melhor sobre o tema, conhecendo as principais causas do ressacamento de cabelos e, claro, como evitá-las? Continue a leitura!

1. Banho quente

Conforme dissemos aqui no blog da Dvien, o banho muito quente causa 10 problemas diferentes para os cabelos, pele e, até mesmo, sistema digestivo, em razão da temperatura alta da água.

Por isso, o ideal é lavar os cabelos em água fria, pois a água quente contribui bastante para o seu ressecamento, uma vez que retira a oleosidade natural produzida pelo organismo.

Como resolver?

Não estamos sugerindo que você tome banho gelado. É possível, por exemplo, lavar os cabelos com água fria, em outro momento, fora do chuveiro. Vale desde cadeiras próprias utilizadas por salões de beleza ou, até mesmo, na pia do tanque. O importante é acostumar o seu cabelo com temperaturas mais neutras.

Já estão ressecados? Faça hidratações ou use produtos reparadores, um exemplo é o Queratin Repair da Dvien.

2. Tintura

Manter os cabelos sempre tingidos tem o seu preço, já que o processo de coloração e descoloração dos cabelos atinge a fibra capilar e causa ressecamento. Importante ressaltar que cabelos que são submetidos constantemente aos processos químicos em geral, tendem a serem mais quebradiços.

Como resolver?

Para cabelos que passam por tintura e alisamento, o Absolut Liss é indicado, pois, alisa, nutre, hidrata, condiciona e ainda evita que os cabelos percam a cor.

É importante ainda realizar hidratações constantes, ou até mesmo usar produtos que recuperem a saúde dos fios, como o BB Cream Dvien, que fornece 10 benefícios para os cabelos, ou as Máscaras Reconstrutoras Dvien, que oferecem diferentes tratamentos.

Vale a pena também verificar a possibilidade de reduzir os procedimentos químicos.

3. Alisamentos

escova progressiva deixa o cabelo lindo, mas também contribui para seu ressecamento. Equivocadamente,  existem pessoas que acreditam que tal procedimento, além de alisar os fios, também hidrata-os. A escova progressiva, assim como qualquer química, danifica as madeixas.

Como resolver?

Utilize produtos que promovam um alisamento menos agressivo, selando as cutículas dos cabelos. Um exemplo é a Escova Progressiva Gel Dvien, que sela as cutículas dos fios e reduz o volume.

Nem precisa dizer que procedimentos que contenham formol devem ser evitados, não é mesmo? Lembre-se de que ele foi proibido pela Anvisa.

4. Menopausa

Na menopausa, a mulher passa por fortes alterações hormonais, e um dos efeitos dessa alteração é o aumento da oleosidade capilar, devido a um maior estímulo das glândulas sebáceas. Além de ressecar os fios, essa fase também provoca aumento na queda de cabelo.

Como resolver?

Se os hormônios tendem a deixar os cabelos ressecados, o ideal é reforçar a hidratação, fazendo procedimentos de reconstrução capilar com frequência — seja no salão de beleza ou em casa.

5. Secador e chapinha

Ferramentas como a chapinha e o secador agridem os fios devido ao calor. É por isso que nunca devemos posicionar o secador sobre uma mesma mexa por mais de 5 segundos. Recomenda-se ainda diminuir a temperatura do secador na medida em que os cabelos ficam secos.

Como resolver?

Aqueles que utilizam secador e chapinha com frequência, devem usar protetores térmicos. A Linha Dvien conta com o Hydra Full, que dá brilho, reduz o frizz e ainda protege contra o calor.

Queratin Repair

Queratin Repair, da Dvien, forma uma película invisível que evita o ressecamento dos fios, deixando-os macios, brilhantes e sedosos.

6. Poluição

Não é novidade que a poluição é altamente prejudicial para o meio ambiente, mas será que você sabia que ela também afeta a saúde dos cabelos? A sujeira fixa nas madeixas, deixando-as sem brilho e vida, o que resulta — adivinha só? — no ressecamento de cabelos.

Como resolver?

O ideal seria combater a poluição do espaço urbano, mas enquanto isso não se concretiza, é recomendado lavar muito bem os fios, além — é claro — de realizar hidratações.

7. Cloro

Nada melhor do que entrar na piscina em um dia ensolarado, não é mesmo? A sensação pode ser realmente indescritível, contudo, o cloro da piscina não faz nada bem para os cabelos, inclusive, esse item é um dos principais vilões quando o tema é saúde capilar.

O motivo: o cloro, ao ficar retido nos cabelos, abre a cutícula dos fios, tornando-os quebradiços.

Importante frisar para as clientes com madeixas loiras que elas correm o risco de sair da água com o cabelo meio esverdeado.

Como resolver?

A solução é simples: basta lavar os cabelos antes e depois de mergulhar, além de utilizar um spray de proteção e também reparador de pontas. Assim, pode-se nadar sem medo de prejudicar os fios.

8. Água do mar

Sol, areia e mar: essa é uma combinação perfeita, certo? Não para os cabelos. A água do mar, devido à alta concentração de sal, desidrata os fios, o que facilita o ressecamento. Então, mergulhe na água salgada com moderação. Os seus cabelos agradecem.

Como resolver?

Além de controlar os banhos de mar, o ideal é apostar em um bom leave-in acompanhado de um protetor solar especial para os cabelos. Essas medidas vão diminuir o impacto nos fios.

9. Alimentação

Acredite: a alimentação pode ser a causa do ressecamento. Excesso de bebida alcoólica, alimentos embutidos e produtos industrializados que contêm muita gordura, não só afetam a sua pele e a saúde de forma geral, como também tornam os cabelos mais quebradiços e opacos.

Como resolver?

A solução aqui, como se pode imaginar, é investir em uma dieta equilibrada, que proporcione um estilo de vida mais saudável. Caso esteja em dúvida, vale a pena solicitar a ajuda de um nutricionista, que vai montar um cardápio balanceado, levando em consideração as suas características.

Fato é que ter um profissional da área como aliado é essencial para manter os cabelos com brilho e saudáveis. Agora que já sabe as principais causas do ressecamento de cabelos, não deixe de investir em produtos que vão deixá-los mais lindos e protegidos.

Gostou das dicas? Que tal seguir a gente nas redes sociais (Facebook Twitter)? Assim, você ficar a par das tendências do mundo da beleza!