6 dicas para aumentar as vendas de cosméticos

Quem não quer aumentar as vendas? Quem não quer faturar mais? Conquistar mais clientes, ou até mesmo vender mais para os clientes que já tem?

É ótimo ver os negócios crescerem. No caso dos distribuidores, é bom aumentar as vendas de cosméticos, mercado que vive um momento de crescimento. No entanto, o mercado envolve uma série de variáveis. Algumas estão em nosso controle, outras não dependem de nós, tornando a questão um pouco mais complexa.

Por isso a D’Vien preparou este post com algumas dicas para você analisar melhor seu negócio e aumentar suas vendas.

1 – Analise o mercado como um todo.

Como dito, não são apenas os fatores internos que fazem revelações sobre os negócios, fatores externos também são determinantes. Por este motivo não olhe apenas para dentro da empresa, visualize também o mercado, como o seu segmento está caminhando. Se todas as empresas de uma área estão encontrando dificuldades, isto significa que o mercado vai mal e é preciso pensar soluções para ele. Mas se as empresas concorrentes estão indo bem e a minha não, então o erro está dentro da empresa, e é pra ela que devem ser pensadas soluções. No momento, apesar da recessão econômica, o mercado de cosméticos segue crescendo a passos largos.

2 – Estude seus produtos.

No caso de um distribuidor de cosméticos, existe sempre uma gama de produtos com focos diferentes. O ideal é estudar os produtos, saber o que eles oferecem, quais são os diferenciais de cada um e assim poder encantar seus clientes com a proposta destes diferenciais. Isto com certeza ajudará a aumentar as vendas de cosméticos.

3 – Estude também seus clientes.

Powered by Rock Convert

É importante saber o que o cliente prioriza. Se para seu cliente o mais importante é preço, suas ações devem ser trabalhadas com relação a descontos e formas de pagamento, por exemplo. Mas se seu cliente prioriza qualidade, então suas ações devem ser focadas em deixar claro para ele a qualidade e o valor dos produtos. Pode ser também que seu cliente priorize qualidade e preço. O mais importante é entendê-lo e poder falar a língua dele.

4 – Capacite o time de vendas.

No Brasil boa parte dos empresários enxergam a capacitação como despesa, no entanto é exatamente o time de vendas que trás lucros para a empresa, e por isso precisa estar bem treinado, alinhado, para aproveitar ao máximo o potencial de venda dos produtos que tem na mão. No fim quem ganha é a empresa. Se no seu negócio você é quem está na linha de venda, invista em sua própria capacitação, leia sobre formas de vender mais, dedique algum tempo a cursos presenciais ou até mesmo online, a lista de possibilidades é extensa e não é difícil aumentar as vendas de cosméticos e os lucros desta forma.

5 – É sempre delicado alterar preços.

Uma ação que parece óbvia é abaixar os preços para vender mais. Não é bem assim. Os preços são fáceis de alterar, porém difíceis de explicar. O que dizer ao seu cliente quando aumentar novamente o preço dos produtos? É preciso muita cautela para fazer qualquer alteração nesta área.

6 – Não tome decisões por impulso.

Muitas vezes quando as coisas estão saindo dos trilhos somos pressionados a tomar decisões, e uma decisão errada nessa hora irá piorar bastante as coisas. Estude seu cliente, tenha sempre dados sobre o negócio a mão, para que no momento de tomar uma decisão isso possa ser útil e diminuir a chance de erro. Tomar decisões por impulso ignorando o planejamento ou a estratégia não é nem de longe uma boa ideia.