7 cuidados para cabelos quimicamente tratados

  • Nenhum comentário

Que a maioria das mulheres gosta de mudar o visual — algumas delas constantemente — não é nenhuma novidade. Prova disso é a quantidade de pessoas que vão aos salões de beleza todos os dias em busca de mudanças radicais. Basta olhar a quantidade de looks diferenciados pelas ruas. Por isso, é primordial conhecer os cuidados para cabelos quimicamente tratados.

Quando os fios passam por relaxamento ou por outras técnicas de alisamentos, é inevitável que eles fiquem quebradiços e ressecados, sendo necessário tratar e nutrir a cabeleira. Por isso seu papel é tão importante nesse contexto, afinal você é especialista em cuidados com os cabelos.

Separamos algumas sugestões para você dar às suas clientes e se tornar uma referência na área. Confira!

1. Deixe claro que procedimentos químicos só devem ser feitos por um profissional

Há quem não se dê conta do quanto um cabeleireiro capacitado para o alisamento é essencial. E a facilidade de acesso aos produtos está aumentando o número de pessoas que se arriscam a fazer os procedimentos por conta própria. Estão entre as maiores causas dessa prática amadora:

  • compras coletivas;
  • produtos adquiridos em lojas ou até pela internet;
  • execução por pessoas que não têm experiência e formação profissional na área.

Muita gente não sabe da importância de analisar as condições dos fios e avaliar o produto certo para cada tipo de cabelo antes de iniciar o processo. Isso, claro, sem falar do desconhecimento da aplicação correta.

2. Informe sobre a necessidade de preparar o cabelo antes do procedimento

Sempre esclareça que, antes da química, é essencial preparar as madeixas com tratamentos para reduzir os danos.

Além disso, esclareça que apenas um cabeleireiro profissional é qualificado para indicar o produto apropriado para o processo e, também, dar instruções para uma manutenção eficaz.

Em alguns casos, o cabelo nem suportará a química  que a cliente pretende usar. Mas só um profissional consegue avaliar isso com precisão.

3. Mostre que recorrer a amadores é uma alternativa que pode sair cara

A ideia de recorrer àquela amiga ‘que sabe escovar o cabelo muito bem’ para aplicar uma química, pode ter um final desastroso. E ninguém melhor do que você para conscientizar a sua clientela de que só quem tem conhecimento teórico e prático pode oferecer um serviço de qualidade e a garantia de um bom resultado.

Assim, todos ficarão cientes de que aquele produto que promete milagre, comprado na internet, pode danificar drasticamente os cabelos e comprometer totalmente a busca pelo look perfeito.

4. Indique os produtos ideais para cabelos quimicamente tratados

Mostre seu know-how, sugerindo itens que a pessoa possa usar em casa e ajudar na manutenção e nutrição dos fios. É importante advertir seus clientes de que o ideal é usar shampoos com PH entre 4,5 a 5,5 (alcalinos). Muitos rótulos alegam que o produto seja livre de sal, mas cuidado: a não adição de sal na formulação não garante que outras matérias primas usadas nela também sejam isentas de cloreto de sódio. Portanto, o segredo é avaliar o PH.

Também recomende o uso de máscaras de hidratação em todas as lavagens — para restaurar a vitalidade capilar — assim como de outros produtos específicos para cuidar do cabelo, como:

  • finalizador;
  • protetor térmico;
  • filtro solar;
  • leave-in.

5. Alerte seus clientes sobre os males dos agentes externos

Aconselhe cada cliente a evitar as agressões externas, como:

  • água do mar;
  • cloro da piscina;
  • radiações solares;
  • exposição ao vento.

Vale mais uma dica: para quem passou por alguma técnica de alisamento, sugira usar o secador somente para modelar os cabelos e evitar a chapinha: se os fios já estão lisos, ela é desnecessária.

6. Só realize outro procedimento com o consentimento do profissional

Explique que o retoque do alisamento ou qualquer novo procedimento químico requer avaliação profissional. Descolorir os cabelos, por exemplo, pede o teste de mechas. Muitas pessoas não sabem o quanto podem danificar os cabelos se aventurando a passar tintura ou outros itens em casa.

7. Sugira produtos e tratamentos de acordo com cada necessidade

Se a sua cliente almeja cabelos lindos, brilhantes e alisados, recomende utilizar produtos específicos para cabelos com processos químicos. Eles:

  • não agridem os fios;
  • ajudam a recuperar a fibra capilar;
  • permitem a correta manutenção em casa.

Cauterizações, reconstruções e hidratações são excelentes alternativas para reverter a fragilidade dos cabelos quimicamente tratados. Explique qual a finalidade de cada tratamento e indique o mais apropriado, de acordo com seus fios. Saliente a importância de fazê-lo pelo menos uma vez ao mês, no salão de beleza.

Quer receber mais dicas de cuidados para cabelos quimicamente tratados e assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!