Aprenda 5 técnicas para melhorar o desempenho com vendas externas

A venda externa é a que ocorre fora de um estabelecimento comercial, isto é, o vendedor vai até o cliente ofertar seus produtos ou serviços. Para que essa atividade seja executada, é preciso que o vendedor fique muito atento às necessidades do cliente e ao mercado, fazendo um planejamento que potencialize as vendas e acompanhe todo o processo comercial.

Todo profissional que trabalha com esse tipo de venda, sabe bem que uma boa gestão do tempo e um bom planejamento aumentam de forma significativa os negócios. Além disso, as técnicas de vendas também são diferentes e são importantes para a fidelização dos clientes. E, para cada cliente há uma estratégia para concretizar um excelente negócio.

Neste post, mostraremos algumas técnicas de vendas externas que ajudarão você a se sair melhor nos negócios. Acompanhe!

1. Ter uma boa apresentação

Umas das mais eficazes técnicas de vendas externas é ter uma boa apresentação. Um vendedor deve usar roupas lavadas, passadas e discretas. Os sapatos devem estar na mesma condição. Não se esqueça que a primeira impressão é a que fica e, quando o cliente observa o vendedor, ele realiza um rápido julgamento dele e do seu profissionalismo. Nesse cenário, é primordial uma boa comunicação.

Logo cumprimentar o cliente de forma cortês e ter um diálogo no mesmo nível que ele é de suma importância. Não utilize jargões e o famoso “tecnês” com quem não compreende o assunto.

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2. Conhecer o produto

Só é possível ofertar um produto ou serviço que você conhece muito bem. O vendedor precisa saber todas as qualidades, funcionalidades, pontos positivos e negativos do seu produto, além de focar sua apresentação nas vantagens do que está oferecendo ao cliente.

3. Proximidade do Cliente

Não basta conhecer só o que está sendo ofertado, é preciso também entender seus clientes. Isso facilitará o diálogo, maximizando as chances de compra. Além disso, é essencial esclarecer todas as dúvidas do seu cliente, a fim de assegurar que ele está totalmente confiante de que o produto que você está oferecendo é melhor que o dos seus concorrentes.

4. Tenha uma rotina de pós-venda

A atenção que você dá a cada cliente após a compra do seu produto ou serviço é a chave de um pós-venda de alta eficiência, assegurando novas oportunidades de negócios fechados. Procure entrar em contato com ele para saber se ficou satisfeito ou se há alguma dúvida quanto a utilização do que você vendeu para o cliente.

5. Usar a tecnologia

As vendas externas requerem uma grande conectividade dos profissionais dessa área. Isso, porque lidar com locais de venda diferentes, públicos distintos e formas de pagamento variadas demandam a utilização da tecnologia, para simplificar mais os negócios e o desempenho dos vendedores. Nesse cenário, utilizar smartphones, tablets ou aplicativos de vendas é algo primordial para conseguir sucesso no mercado comercial externo. 

Por fim, essas técnicas de vendas externas são uma excelente forma de chegar ao público-alvo e maximizar o faturamento da empresa e dos vendedores. O detalhe é compreender como atingir o cliente na comodidade de seu ambiente, convencendo-o de que ele de fato necessita do seu produto ou serviço.

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