Como salvar cabelos danificados

Cabelos danificados: 4 dicas para salvar o cabelo daquela cliente que fez tintura por conta própria!

  • Nenhum comentário

Imagine a situação: uma cliente chega no seu salão com cabelos danificados por conta do mal-uso da tintura. Pontas duplas, fios ressecados e porosos e a necessidade de tirar o vermelho do cabelo são alguns dos problemas que o profissional vai ter que ajudar a resolver.

Basicamente um procedimento malfeito pode trazer consequências como aumento da oleosidade na raiz e ressecamento das pontas, fios opacos, pontas espigadas e aumento da elasticidade dos fios, deixando-os mais quebradiços e finos.

Esses são problemas que poderiam ter sido evitados com o auxílio de um profissional na realização do procedimento. Apesar disso, alguns deles são reversíveis

Neste post vamos elucidar alguns pontos para te ajudar a recomendar os melhores tratamentos para suas clientes. Acompanhe!

1. Faça hidratação e nutrição conforme a gravidade do caso

A hidratação tem a função de devolver a água aos fios, sendo indicada principalmente para cabelos com graduação leve de ressecamento. Ela ajuda a desembaraçar, proporciona maciez e leveza aos fios. O ideal é utilizar produtos com ativos à base de frutas, cereais e ervas.

A nutrição é um procedimento um pouco mais complexo que a hidratação, contudo seus resultados são mais expressivos. Sua função é repor os nutrientes perdidos com a coloração, devolvendo a maciez e o brilho e diminuindo o volume. É feita com óleos, séruns, manteiga e cremes específicos.

2. Indique shampoo e condicionador benéficos aos cabelos danificados

Cabelos danificados por coloração exigem shampoo e condicionador adequados. Como os fios já estão sensíveis o ideal é o uso de produtos com fórmulas leves, capazes de nutrir e dar mais vida aos cabelos. Por exemplo, se estiver ressecado, indique a cliente um shampoo hidratante.

Também é importante lavar os cabelos dia sim, dia não ou quando estiverem sujos. Lembre-se sempre de usar a água fria, que é menos prejudicial. Com esse intervalo, a ação do produto dura mais.

3. Indique procedimentos como a decapagem

Em algumas situações será necessário fazer um procedimento de decapagem. É um processo de limpeza do fio que retira o excesso de pigmentos das colorações anteriores. É ideal para retirar os tons avermelhados indesejados, preparando as madeixas para receberem uma nova tintura.

Qualquer tipo de cabelo pode receber o processo de decapagem, contudo fios muito sensíveis podem não reagir da melhor forma. Caso estejam muito danificados será preciso preparar o cabelo para o procedimento.

4. Indique os seguintes cuidados para serem feitos em casa

Além do shampoo e condicionador ideais, é importante indicar cuidados que podem ser feitos no cotidiano para dar mais vida aos cabelos. Entre eles podemos destacar:

Lavagem

Peça que evite lavar os cabelos com água quente, pois a temperatura elevada pode retirar a oleosidade natural que envolve os fios. Como eles já estão danificados, qualquer medida para evitar que o seu estado se agrave é válida.

Pentes e escovas

Indique pentes e escovas corretos para o tipo de cabelo da cliente. Ocorre que fios danificados costumam embaraçar com maior frequência e exigem pentes de madeira ou osso, com pelo menos 4 milímetros entre os dentes.

As escovas devem ser do tipo raquete com cerdas macias e com proteção nas pontas, para diminuir o atrito.

Calor

Recomende que evite chapas e secadores, porque o calor contribui com o estado ruim dos cabelos. Nesse momento de reestruturação capilar, qualquer fator externo deve ser evitado. Contudo, se for imprescindível utilizar um desses recursos, opte por aplicar um protetor térmico antes do procedimento, assim o fio estará mais protegido.

Piscina

O contato com o cloro deve ser evitado ao máximo, pois é ainda mais prejudicial para cabelos danificados. O elemento químico colabora com o ressecamento dos fios e pode levar todo o esforço por água abaixo.

Sanamos as suas dúvidas? Então aproveite e nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e Twitter e lá partilhamos muitas informações valiosas. Acompanhe!