Colágeno no cabelo: conheça os benefícios e o seu uso correto

  • Nenhum comentário

Você com certeza já ouviu falar de colágeno ao menos uma vez, não é mesmo? Essa proteína produzida pelo organismo é responsável pela elasticidade da pele, dos fios, das unhas e dos dentes. Mas você conhece todos os benefícios do colágeno no cabelo? Saiba que ele pode deixar as madeixas mais bonitas e saudáveis.

Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco das vantagens desse componente. Confira!

O que é colágeno e quais são seus tipos?

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano. Ele é extremamente importante, pois age como uma cola que mantém as células unidas. No entanto, com o passar do tempo, o organismo diminui a produção do colágeno. Por isso surgem as rugas, linhas de expressão, flacidez e marcas na pele.

Existem dois tipos de colágeno: o tipo 1 e o tipo 2. O primeiro é hidrolisado. Nesse caso, as moléculas são quebradas para que ele seja absorvido com mais facilidade. O colágeno tipo 1 é o responsável pela pele, unhas, cabelos e dentes.

Já o colágeno tipo 2 é abundante nas articulações. Ele é ainda mais importante para pessoas quem tem problemas nessas áreas, pois é encarregado da tração, resistência e firmeza.

Quais os benefícios do colágeno?

Por ser rico em diversas vitaminas e nutrientes, o colágeno é um ótimo aliado da saúde do cabelo. Nele estão presentes prolina, arginina, glicina, hidroxiprolina e aminoácidos. Além disso, quando combinado com outras substâncias, como a queratina, pode proporcionar mais vantagens aos fios. Abaixo, fizemos uma lista com os principais benefícios:

Guia Completo para O Cabelo das CelebridadesPowered by Rock Convert
  • proporciona firmeza, força, forma e elasticidade aos fios;
  • garante mais sedosidade e brilho às madeixas;
  • promove o crescimento natural e saudável do cabelo;
  • dá mais flexibilidade e resistência ao cabelo, evitando a quebra;
  • age diretamente na fibra capilar, reconstruindo as madeixas;
  • protege o cabelo de danos externos e de procedimentos químicos;
  • retém a água, fazendo com que a hidratação dure mais;
  • protege contra a poluição diária.

Quais os produtos com colágeno?

Atualmente, é possível encontrar linhas de cuidados com o cabelo que contêm colágeno na fórmula, especialmente aquelas com função reconstrutora, que auxiliam no reparo da fibra capilar. Nesses casos, além de tratar, a proteína ajuda a reter a água dos fios e a manter a hidratação por mais tempo.

Na hora de comprar, basta estar atento às embalagens. O colágeno estará listado nos ingredientes ou até mesmo na parte da frente do rótulo. 

Como funciona a aplicação de colágeno no cabelo?

Existem duas maneiras de aplicar o colágeno diretamente no cabelo: é possível utilizar produtos com a substância na fórmula ou receitas caseiras. No primeiro caso, a aplicação ocorre de maneira simples, como qualquer outro tratamento. Veja o passo a passo:

  1. lave os fios com shampoo para remover a sujeira e as impurezas. Remova o excesso de água do cabelo e o divida em mechas;
  2. aplique a máscara de tratamento ao longo das madeixas e aguarde o tempo determinado na embalagem. É possível usar uma touca térmica para potencializar o resultado;
  3. após o tempo indicado, enxágue os fios e aplique um condicionador. Remova o produto completamente e finalize como preferir.

No caso das receitinhas caseiras, basta pegar uma máscara de tratamento de sua preferência e misturá-la com gelatina incolor dissolvida. Para potencializar o efeito, você pode incluir um óleo vegetal, como o de coco ou o de argan. Siga os passos abaixo:

  1. lave os fios e aplique a mistura;
  2. aguarde o tempo indicado na embalagem da máscara. Use uma touca térmica, se preferir;
  3. enxágue os fios e aplique o condicionador;
  4. após a remoção do produto, finalize como desejar.

Como vimos, o colágeno é um grande aliado no cuidado e no tratamento dos fios. Uma outra maneira de agregá-lo aos cabelos é de dentro para fora, a partir da alimentação. Para isso, o indivíduo pode incluir em sua dieta alimentos ricos em proteína ou fazer a suplementação com o acompanhamento de um médico.

Agora que você já conhece os benefícios do colágeno no cabelo, já pode investir em produtos com essa proteína. Acesse nosso site e conheça a linha Sossega Cabelo, que é rica em colágeno e tem ação instantânea no efeito antifrizz e antivolume, além de recuperar os fios danificados.