Coloração de cabelos: aprenda a prevenir o desbotamento e proteja o cabelo do cliente

  • Nenhum comentário

Todo cliente que já mudou a coloração de cabelos sabe como é difícil mantê-la sempre bonita e viva. Afinal, a tonalidade tão sonhada conquistada no salão desbota (e muito) por conta do tempo, da repetição das lavagens e dos fatores externos, como vento, sol e cloro, que abrem as cutículas, desgastam a cor e danificam os fios.

O desbotamento é um processo que oxida o fio de fora para dentro e faz com que ele perca toda a sua pigmentação, tornando-se alaranjado ou avermelhado. Apesar de isso ser mais frequente em tons loiros e ruivos, também pode ocorrer nos mais escuros, como pretos e castanhos.

É preciso manter certos cuidados antes que as madeixas apresentem qualquer tipo de oxidação. Por isso, preparamos um post especial com as principais maneiras de proteger o cabelo dos seus clientes, dando vida longa às tonalidades e corrigindo os possíveis desbotamentos. Continue a leitura e confira!

Como prevenir o desbotamento da coloração no cabelo do cliente?

Um dos principais motivos que causam o desbotamento da coloração de cabelos do cliente é a forma como ela foi aplicada. Portanto, procure usar uma quantidade suficiente de produto, distribuindo-o de maneira uniforme por todos os fios que deseja colorir.

Ter atenção ao tempo de pausa também garante que as madeixas fiquem perfeitamente coloridas. Para tanto, observe todas as recomendações do fabricante: a maioria indicará entre 35 e 40 minutos para a pausa de uma tintura convencional e cerca de 30 minutos para tonalizantes.

A proporção entre cor e oxidante influencia diretamente no desbotamento da coloração. Se você aplicar menos oxidante que o ideal, o cabelo tende a desbotar mais rápido. No entanto, se utilizá-lo em excesso, os fios podem ficar mais emborrachados. Por isso, é importante seguir atentamente as recomendações do fabricante para fazer a mistura correta.

Quais são os cuidados a serem tomados antes do procedimento?

Um fator importante ao qual você deve ter o máximo de atenção é o estado dos fios do cliente, pois cabelos fragilizados perdem os pigmentos da coloração de uma maneira muito mais rápida.

Guia Completo para O Cabelo das CelebridadesPowered by Rock Convert

Uma solução para isso é utilizar um tratamento de reparação capilar antes de aplicar a mistura no comprimento e nas pontas danificadas. Esse cuidado aumentará a resistência e evitará o desbotamento precoce.

E o que fazer depois?

Quando terminar o procedimento, confira se não há partes que foram esquecidas, pois elas podem gerar algumas manchas no final do processo. A melhor maneira de fazer isso é utilizar um pente de cabo fino para abrir as mechas no sentido contrário ao que foi aplicada a coloração.

Logo depois, o ideal é fazer uma nutrição pós-química no mesmo dia do procedimento e utilizar hidratantes específicos para cabelos tingidos. Além disso, recomende a ele que faça tratamentos frequentes em casa, afinal, mechas coloridas demandam muitos cuidados. As melhores opções são os produtos desenvolvidos especialmente para tratarem os fios coloridos, que cuidam da manutenção da cor e da saúde capilar.

A hidratação e a cauterização também são itens essenciais para aumentar a reposição de lipídios, proteínas e líquidos. Portanto, indique produtos que contenham grande quantidade de aminoácidos e vitaminas. Evite aqueles que contenham parabenos, óleo mineral e sulfatos.

Agora que você já sabe como proteger a coloração de cabelos dos seus clientes, lembre-se de que a sua função e o seu profissionalismo vão muito além do atendimento no salão. Eles desejam receber as melhores orientações para realizar cuidados em casa com produtos profissionais.

Além disso, a cor ideal também deve ser considerada e uma análise do tom de pele é fundamental para não errar na escolha. Mas isso não é uma regra: o que vale é a criatividade e o desejo de cada um.

E aí, gostou de prevenir o temido desbotamento da coloração de cabelos? Quer saber como chegar corretamente no tom desejado pelo seu cliente? Então, aproveite que está por aqui e descubra o que é colorimetria capilar e como ela funciona na prática!