meta de vendas

4 dicas sobre como estipular meta de vendas

Saber como estipular metas de vendas é fundamental na hora de traçar os objetivos comerciais do negócio. Além disso, essa simples ação facilita o trabalho de quem trabalha com vendas, uma vez que permite checagens periódicas para avaliar se os resultados estão ou não sendo alcançados.

Se você nunca fez isso, pode ser um pouco difícil estipulá-las, bem como definir as bases e parâmetros para utilizar etc. Pensando nisso, hoje vamos dar 4 dicas para ajudar nessa missão. Prossiga com a leitura e saiba mais.

1.Faça um levantamento dos clientes em potencial

Para ter parâmetros objetivos e claros na hora de estipular metas de vendas, é preciso fazer uma análise minuciosa de seu mercado de atuação para levantar dados como:

  • quantos salões de beleza existem na região que você atende?;
  • determinar o percentual que pretende atingir, por exemplo, 30% dos salões;
  • estipular o valor que pretende vender para cada estabelecimento, como, R$ 200,00 por salão.

Nesse exemplo, se existirem 100 salões na área de atuação, e a meta for atingir 30% deles, vendendo R$200,00 para cada um, estamos falando de uma projeção de 30 (salões) x 200 (reais) =6.000 reais em vendas! Uma meta real e possível de ser alcançada.

2. Trace estratégias coerentes com a realidade

As estratégias para vender mais precisam ser coerentes com a realidade do dia a dia do negócio. Só assim será possível alcançar as metas estipuladas e ser bem-sucedido nas vendas externas. Imagine estabelecer metas impossíveis? Esse será o prenúncio de um resultado frustrante e insatisfatório.

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Sendo assim, é preciso que as estratégias de vendas sejam de fácil compreensão e implementação, de modo que todo vendedor possa aplicá-las com facilidade na rotina de seu trabalho.

3. Analise seu histórico de vendas

O histórico de vendas tem de ser analisado com cuidado, justamente para que as metas sejam realísticas. Afinal, é com base nos resultados anteriores e nas análises do momento em que o negócio se encontra que serão estabelecidas as metas de vendas para o mês e para o ano.

O estudo desse histórico também vai permitir a plena compreensão acerca do crescimento ou da estagnação do empreendimento. Quanto mais detalhadas forem as informações, mais será fácil fazer ajustes que porventura venham a ser necessários.

4. Considere a sazonalidade do negócio

Por meio da análise detalhada do histórico de vendas, será possível constatar se existem períodos sazonais de alta extraordinária ou baixa significativa nos resultados apresentados. Por exemplo, em negócios relacionados com o mercado da beleza, como salões, é comum uma alta no período das festas de fim de ano (momento em que as mulheres querem estar mais arrumadas) e uma baixa no período das férias escolares (situação em que as famílias viajam com as crianças).

Esses aspectos merecem consideração para que as planilhas de metas de vendas contemplem-nos, uma vez que estamos falando de situações naturais do mercado. Lembrando que é fundamental que as metas traçadas sejam realistas para que os resultados esperados sejam alcançados e tudo flua da melhor forma.

Agora que você já sabe as 4 dicas sobre como estipular metas de vendas, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!