Como lavar cada tipo de cabelo da maneira correta?

  • Nenhum comentário

A lavagem incorreta pode prejudicar os fios. Veja como fazer a lavagem correta de cada tipo de cabelo, cacheados, crespos, mistos, oleosos, secos e tingidos.

Como lavar cabelos coloridos ou tingidos

Os cabelos coloridos precisam de cuidados quanto a hidratação, ao mesmo tempo em que precisam manter a cor. Nesse caso, o ideal é escolher produtos voltados para cabelos tingidos, que atenderão a esses dois objetivos.

Como lavar cabelos oleosos

Os cabelos oleosos precisam ser lavados todos os dias, como forma de combater o excesso de oleosidade. Quando não é lavado, o fio fica pesado e sem estrutura.

É importante optar por produtos voltados para cabelos oleosos e tomar muito cuidado com os condicionadores. Em geral, os produtos condicionantes contribuem para o aumento da oleosidade, por isso, se optar por usá-los, aplique-os somente no comprimento e nas pontas, nunca no couro cabeludo. Além disso não use o condicionador em todas as lavagens.

Como lavar cabelos secos

Os cabelos secos não devem ser lavados todos os dias, já que a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar a todo o fio, sendo assim é importante dar um intervalo de um ou dois dias na lavagem para permitir que a oleosidade seja distribuída, evitando que o fio fique ainda mais seco. Por mais que precise de intervalos, os cabelos secos devem ser lavados pelo menos 2x na semana, caso contrário o acúmulo de resíduos pode prejudicar a saúde dos fios.

Deve-se optar por produtos específicos para cabelos secos, e tomar muito cuidado na hora de pentear os cabelos, já que os fios têm como característica o fato de serem quebradiços e frágeis, tendo ainda maior volume, o que pode ser agravado se não forem penteados suavemente.

São indicados para a lavagem de cabelos secos produtos com ação hidratante e nutritiva, além de realizar, periodicamente, hidratação em salão ou em casa.

Como lavar cabelos cacheados ou crespos

O formato dos cabelos cacheados e crespos também dificulta a passagem de oleosidade e nutrientes do couro cabeludo até as pontas. Por esse motivo, os fios cacheados devem ter a lavagem intercalada, dia sim, dia não, para que a oleosidade natural tenha mais tempo para se distribuir nos fios, evitando que fiquem quebradiços, secos e frágeis.

O ideal é utilizar shampoo sem sal, que é mais benéfico para esse tipo de cabelo. O couro cabeludo deve ser massageado com cuidado, nunca usando as unhas. Se houver a necessidade, é recomendado que o condicionador seja usado duas vezes por semana e a máscara uma vez a cada 7 dias.

Como lavar cabelos mistos

Os cabelos mistos devem ser lavados em duas etapas, utilizando shampoo para cabelos oleosos no couro cabeludo, e shampoo para cabelos secos no comprimento e nas pontas, mantendo assim o cabelo em equilíbrio.

Quando não quiser realizar a lavagem em duas etapas, utilize produtos neutros, que não sejam nem para fios oleosos e nem para fios secos. Mas nunca abandone a lavagem com produtos específicos para cada parte do cabelo.

Para todos os tipos de cabelos:

Nenhum tipo de cabelo gosta de ser lavado com água em temperatura muito quente. A água quente agride o cabelo, prejudicando sua oleosidade natural, contribuindo para o surgimento da caspa e para a queda dos fios. O ideal é lavar o cabelo com água mais fria possível. Se não gosta de tomar banho com água em baixa temperatura, lave os cabelos em outro momento, usando assim a água fria.