como lavar cada tipo de cabelo

Tipos de cabelo: você sabe como lavar cada um da maneira correta?

As mulheres frequentam salões de beleza por diversos motivos: para cortar as madeixas, buscar tratamentos para todos os tipos de cabelo, renovar o visual ou colocar em dia a manicure. Mas não há como negar que um dos maiores prazeres do público feminino no cabeleireiro é a lavagem dos cabelos.

Além do aspecto relaxante e da sensação agradável da massagem no couro cabeludo, é comum perceber que os fios ficam mais brilhantes e bonitos depois de uma simples lavagem — de uma forma que não acontece após o banho em casa.

A verdade é que existe uma forma correta de lavar cada um dos tipos de cabelo para que os fios se mantenham saudáveis e bem cuidados. Algumas pessoas cometem erros na hora de realizar essa atividade tão básica, e não percebem que a lavagem incorreta pode prejudicar os fios.

Quer aprender como fazer a lavagem correta de cada tipo de cabelo? Confira algumas dicas para higienizar fios cacheados, crespos, mistos, oleosos, secos e tingidos:

Como lavar cabelos coloridos ou tingidos

Processos químicos, como descoloração e tingimento, retiram nutrientes importantes da estrutura dos fios. A lavagem é o melhor momento para cuidar da saúde dos cabelos tingidos, aliando hidratação, nutrição e manutenção da cor.

Nesse caso, o ideal é escolher produtos voltados para cabelos coloridos, que atendem a esses três objetivos. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que cada cor pede um tipo de shampoo ou condicionador diferente:

  • quem tem fios loiros ou descoloridos deve usar shampoos de pigmento roxo;
  • cabelos com mechas californianas ou similares pedem shampoos sem sulfatos;
  • madeixas em tons escuros se beneficiam de produtos com alto poder de hidratação;
  • tons ruivos ou avermelhados exigem uma frequência menor de lavagem e shampoos com substâncias antioxidantes;
  • cabelos de cor fantasia (verde, rosa, azul), devem espaçar ainda mais as lavagens e usar produtos fixadores de cor.

Lavar os cabelos coloridos ou tingidos da maneira correta mantém o brilho e a cor por mais tempo e garante que os fios se mantenham saudáveis entre os procedimentos.

Como lavar cabelos oleosos

Os cabelos oleosos precisam ser lavados todos os dias, como forma de combater o excesso de oleosidade. Quando não é lavado, o fio fica pesado e sem estrutura.

É importante optar por produtos voltados para cabelos oleosos e tomar muito cuidado com os condicionadores. Em geral, os produtos condicionantes contribuem para o aumento da oleosidade, por isso, se optar por usá-los, aplique-os somente no comprimento e nas pontas, nunca no couro cabeludo. Além disso, o condicionador não deve ser utilizado em todas as lavagens.

Outra dica importante para esse tipo de cabelo é pentear os fios antes da lavagem. Ao distribuir a oleosidade por todo o comprimento, a higienização se torna mais eficiente e o aspecto limpo se mantém por mais tempo.

Para eventualidades, o shampoo seco pode ser uma boa opção: em forma de spray, ele deve ser aplicado na raiz para absorver a oleosidade e dar mais movimento às madeixas sem recorrer à lavagem tradicional.

Como lavar cabelos secos

Os cabelos secos não devem ser lavados todos os dias, já que a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar a todo o fio. Sendo assim, é importante dar um intervalo de um ou dois dias na lavagem para permitir que a oleosidade seja distribuída, evitando que o fio fique ainda mais seco.

Porém, por mais que precise de intervalos, os cabelos secos devem ser lavados pelo menos 2 vezes na semana; caso contrário, o acúmulo de resíduos pode prejudicar a saúde dos fios.

Deve-se optar por produtos específicos para cabelos secos, e tomar muito cuidado na hora de pentear os cabelos. Esses fios têm como característica o fato de serem quebradiços e frágeis, tendo ainda maior volume, o que pode ser agravado se não forem penteados suavemente.

São indicados para a lavagem de cabelos secos produtos com ação hidratante e nutritiva. Outra dica importante é realizar, periodicamente, hidratação em salão ou em casa.

Como lavar cabelos cacheados ou crespos

O formato dos cabelos cacheados e crespos também dificulta a passagem de oleosidade e nutrientes do couro cabeludo até as pontas. Por esse motivo, os fios cacheados devem ter a lavagem intercalada (dia sim, dia não). Dessa maneira a oleosidade natural terá mais tempo para se distribuir nos fios, evitando que fiquem quebradiços, secos e frágeis.

O ideal é utilizar shampoo sem sal, que é mais benéfico para esse tipo de cabelo. Produtos antifrizz específicos para cabelos ondulados, cacheados e crespos também são indicados na hora de lavar esses tipos de cabelo.

O couro cabeludo deve ser massageado com cuidado, nunca usando as unhas. Se houver a necessidade, é recomendado que o condicionador seja usado 2 vezes por semana e a máscara uma vez a cada 7 dias.

Como lavar cabelos mistos

Os cabelos mistos devem ser lavados em duas etapas, utilizando shampoo para cabelos oleosos no couro cabeludo e shampoo para cabelos secos no comprimento e nas pontas, mantendo assim o cabelo em equilíbrio.

Para os dias mais corridos, quando não é possível realizar a lavagem em duas etapas, devem ser utilizados produtos neutros, que limpam o couro cabeludo e removem a oleosidade de forma suave, sem ressecar ainda mais o comprimento dos fios.

Para todos os tipos de cabelo

Alguns cuidados básicos são comuns a todos os tipos de cabelo na hora da lavagem. Um dos principais é a temperatura da água. Não é à toa que, no salão, a água usada para lavar os cabelos é sempre fresca, levemente aquecida.

Afinal, nenhum tipo de cabelo gosta de ser lavado com água em temperatura muito alta. A água quenteagride o cabelo, prejudicando sua oleosidade natural e contribuindo para o surgimento da caspa e queda dos fios.

O ideal é lavar o cabelo com água fria ou morna. Para quem não gosta de tomar banho com água em baixa temperatura, é indicado lavar os cabelos em outro momento, usando assim a água fria.

Aprender a lavar os cabelos da forma correta é essencial para que a higienização seja eficiente e os fios permaneçam saudáveis e fortes. Confira mais algumas dicas sobre a lavagem de todos os tipos de cabelo:

  • use a quantidade correta de shampoo:
    • cabelos longos: 2 pumps (o equivalente a uma colher de chá);
    • cabelos médios e curtos: 1 pump (ou uma colher de sobremesa);
  • dilua o shampoo com um pouco de água antes de aplicar;
  • massageie suavemente o couro cabeludo sem usar as unhas;
  • espalhe o produto pelos fios sem esfregá-los;
  • aplique o condicionador de acordo com o indicado para cada tipo de cabelo;
  • remova totalmente o shampoo e o condicionador, sem deixar resíduos;
  • seque os cabelos com uma toalha macia, sem esfregar os fios.

Lavar as madeixas é fundamental para exibir uma cabeleira bonita e bem cuidada todos os dias. E tudo começa com a escolha dos produtos certos para cada um dos tipos de cabelo.

E você, orienta suas clientes sobre como lavar os cabelos em casa? Já conhecia nossas dicas? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas aprenderão os segredos da lavagem de todos os tipos de cabelo!