Escova de cabelo

Como Limpar a Escova de Cabelo?

  • Nenhum comentário

Você sabia que limpar a escova de cabelo, assim como outros acessórios usados nas madeixas das suas clientes, é um cuidado imprescindível para o seu negócio? Usar ferramentas de trabalho sujas pode causar vários danos ao cabelo e ao couro cabeludo, sem contar o estrago na imagem do seu salão de beleza! Afinal, um ambiente limpo e organizado é a primeira coisa que suas clientes vão perceber ao entrar.

Mas, você realmente sabe como limpar a escova de cabelo? Entende por que esse cuidado é tão importante? Continue lendo este post que vamos contar tudo para você deixar o seu salão impecável!

Por que manter a escova de cabelo limpa?

A escova, além de acumular fios de cabelo, também conserva resíduos, como restos de produtos, poeira e sujeira que ficam no cabelo. Todos esses resquícios deixam a escova oleosa, além de fazer dela um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Por isso, as escovas sujas provocam danos ao couro cabeludo, arrancam fios de cabelo e podem causar até doenças, afinal, a caspa também é transmitida por um fungo.

Sendo assim, já deu para notar que não dá para “limpar” a escova de cabelo apenas tirando os fios presos, não é mesmo? É preciso ter certeza de eliminar todas as impurezas para ficar livre das bactérias!

De quanto em quanto tempo devo limpar a escova de cabelo?

Diariamente, você deve retirar os fios entre as cerdas com o auxílio de um pente. Para não estragar as cerdas da escova, use um pente com cabo fino (aquele usado para repartir mechas) e retire o excesso de cabelo da escova passando o cabo entre as fileiras de cerdas. Evite puxar os fios agarrados sem nenhum auxílio, pois isso estraga as cerdas e diminui a vida útil da escova.

Normalmente, a limpeza mais profunda é recomendada a cada mês, mas isso serve para pessoas que usam a mesma escova todos os dias. No seu salão, uma mesma escova passa por cabelos de muitas clientes diferentes, por isso, é importante você tirar um tempinho a cada semana para higienizar a fundo.

Como fazer uma limpeza completa?

Com produtos que você já tem é possível criar uma solução de limpeza simples e poderosa que vai deixar suas escovas novinhas! Você vai precisar de:

  • 1 escova de dentes velha;
  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de shampoo infantil.

Dica especial: se quiser deixar as escovas perfumadas, acrescente algumas gotinhas de óleo essencial.

Coloque a escova de molho em uma vasilha com água morna — esse processo vai amolecer os resíduos de spray, oleosidade, cremes, entre outros resíduos. Em outra vasilha, misture os ingredientes da solução e umedeça a escova de dentes com ela. Delicadamente, esfregue a escova de dentes na base das cerdas da escova de cabelos.

Caso você perceba que ainda restaram algumas sujeirinhas, deixe de molho na solução por 30 minutos e, ao final, enxágue bem com água corrente. Depois, é só deixar a escova limpa deitada com as cerdas para baixo para secar.

Ah! Se a escova tiver alguma parte metálica, seque com um pano para que ela não fique oxidada.

Quais cuidados com os demais acessórios?

Existem alguns outros acessórios de cabelo que simplesmente esquecemos de limpar, como a chapinha e o babyliss. Apesar de exigirem menos cuidados, esses não deixam de ser importantes.

Para higienizá-los, basta passar diariamente um paninho limpo, sem a necessidade de agentes químicos. No caso dos bobes, a higienização com água corrente e sabão neutro deve ser feita a cada cliente. Já as toalhas devem ser lavadas a cada uso.

O secador de cabelo não pode ser esquecido! Por emitir ar quente, ele é um ótimo lugar para a proliferação de bactérias e fungos que podem ser expelidos na sua cliente assim que o aparelho for ligado. Para limpá-lo, retire a grade da parte de trás e encontre o filtro. Use uma toalha ou uma escova de dentes nova para retirar a sujeira e pronto!

Como organizar a limpeza do salão?

A rotina para manter um salão limpo e organizado é bastante corrida, ainda mais quando você precisa se desdobrar entre um atendimento e outro. Às vezes, parece que só um grampo fora do lugar é capaz de deixar o espaço uma bagunça! É por isso que muitas empresárias investem na contratação de equipes de limpeza ou de auxiliares de cabeleireiros, que cuidam da organização das bancadas, troca de toalhas, recolhimento de cabelos do chão e mantêm tudo em ordem.

É importante que você realize todas as tarefas de limpeza e manutenção diariamente. Além disso, nunca abra as portas se restarem “provas” do atendimento do dia anterior! Ao final de cada dia, veja se os pincéis usados para a maquiagem foram higienizados, jogue fora potes de cosméticos vazios e só recolha o lixo depois que todas as clientes saírem.

Você verá que esses cuidados vão impactar não apenas na satisfação da sua cliente, mas, também, na imagem do seu salão. Aposto que você mesma repara na limpeza de um lugar assim que entra, não é? Afinal, como sua cliente poderá ter certeza de que sairá do seu salão linda se ele mesmo não anda no seu melhor momento? Pense nisso e mantenha a sua rotina de higiene e organização impecável!

Agora que você já sabe como limpar a escova de cabelo e os outros acessórios, aproveite para conhecer essas cinco ideias maravilhosas de serviços que você pode oferecer no seu salão de beleza!