Confira 3 dicas essenciais de como evitar pontas espigadas!

  • Nenhum comentário

Quem deseja manter os fios saudáveis, bonitos e brilhantes sabe que são necessários alguns cuidados diários. Especialmente se faz uso de aparelhos de altas temperaturas, como secador e chapinha. Esses tipos de ferramentas acabam agredindo os fios e deixando as pontas espigadas. 

Mas, com alguns cuidados, é possível prevenir que isso aconteça. Pensando nisso, criamos esse post para apresentar 3 dicas essenciais de como evitar pontas espigadas.Confira!

Por que é comum as pontas do cabelo ficarem espigadas após a escova e chapinha?

Os fios do cabelo têm um determinado tempo de vida: eles nascem, crescem e morrem. Com isso, as pontas são sempre a parte mais velha do comprimento das madeixas e, portanto, requerem mais cuidado e atenção. 

Quando usamos aparelhos em altas temperaturas, como o secador e a chapinha, eles tendem a danificar os fios. Como as pontas são a parte mais frágil e se quebram com mais facilidade, elas ficam com aparência de espigada por conta do calor direto que recebem.

Como evitar que isso aconteça? 

Como explicamos, as pontas dos fios são uma parte frágil e sensível e, por conta disso, podem ser danificadas com facilidade. Mas, com alguns cuidados, é possível evitar que o efeito espigado aconteça.

1. Dividir o cabelo na diagonal

Para que a escova ou chapinha sejam bem feitas é preciso dividir o cabelo em diversas pequenas partes. Quando essas divisões são feitas na horizontal, após passar o aparelho nos fios eles ficam com o caimento mais inteiro — bem reto —, o que destaca as pontas espigadas.

Guia Completo para O Cabelo das CelebridadesPowered by Rock Convert

Para que isso não aconteça, o ideal é separar as mechas na diagonal, assim os fios ficam diretamente um sobre o outro. Dessa maneira, dá a impressão de caimento mais natural e movimento para os cabelos.

2. Aplicar protetor térmico

Quem faz uso frequente de secador e chapinha sabe que o excesso de calor direto nos fios danifica a estrutura, deixando-os ressecados e quebradiços. Para evitar que isso aconteça o ideal é aplicar um protetor térmico ao longo das madeixas, logo antes de fazer uso dos aparelhos de altas temperaturas. 

Atualmente, já existem no mercado protetores térmicos que ajudam a repor massa e evitar que a fibra seja danificada. A aplicação do produto pode ser feita de diversas maneiras, especialmente antes de secar e passar chapinha nos fios. Ele pode ser encontrado em várias versões como spray, creme e mousse.

3. Ajustar a temperatura 

Ao fazer escova ou passar a chapinha no cabelo a maioria das pessoas coloca os aparelhos no máximo para que tenha mais efeito e seja mais rápido. O problema é que quanto mais alta a temperatura maior os danos aos fios — é como se fritasse as madeixas. 

O ideal nesses casos é colocar a temperatura no médio e, para os secadores, manter a distância máxima entre o aparelho e os fios. Atualmente, a maioria das chapinhas já vem com botão regulador que avisa quando o aparelho está muito quente e pode danificar o cabelo.

Como você pôde ver, alguns cuidados são essenciais para não estragar o cabelo e evitar pontas espigadas. No dia a dia deve-se sempre manter os cuidados para que os fios fiquem saudáveis e, assim, prevenir a quebra durante os processos de escovação e chapinha.

Agora que você conhece nossas 3 dicas essenciais para evitar pontas espigadas já pode começar a colocá-las em prática, não é mesmo? Aproveite e conheça nosso spray bifásico Hydra Full para escova e chapinha. Com um blend de óleos e silicones em sua fórmula, ele elimina o frizz dos cabelos e proporciona proteção térmica para altas temperaturas.