Controle financeiro para salões de beleza: saiba como fazer o seu

  • Nenhum comentário

A ordem nas finanças de um estabelecimento nem sempre está na lista de prioridades dos empreendedores. Muitos se esquecem desse detalhe e somente se dão conta da sua importância depois de sofrer alguns prejuízos. Portanto, manter um bom controle financeiro para salões de beleza é essencial.

Existem algumas ações que podem ser realizadas para que você não passe por apertos e possa manter o seu negócio nas alturas. A boa notícia é que vamos apresentá-las neste post! Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira!

Estude o mercado

É muito importante estudar o seu mercado e compreender o ritmo do ramo da beleza para planejar as finanças e saber quando é o momento certo para poupar ou fazer investimentos. 

O fim do ano é uma das épocas mais intensas devido à grande quantidade de eventos sociais, além do pagamento de férias e 13º salário. Por isso, os clientes decidem cuidar mais do visual e se produzir para as festas.

Por outro lado, o mês de janeiro opera mais devagar justamente por ser um período de custos altos, como os impostos e matrícula escolar, que acabam comprometendo a renda e faz com que o consumidor adie a visita ao salão. Essas informações permitem que você faça um bom estudo de mercado e trace um planejamento de curto e médio prazo.

Tenha um capital de giro

Ter uma reserva para usar como capital de giro é essencial para fazer um bom controle financeiro para salões de beleza e honrar com todos os compromissos, por mais que certas eventualidades aconteçam.

Além de passar por imprevistos de uma maneira mais tranquila, você ainda evita outros gastos com juros e empréstimos, que se usados de forma errônea podem trazer sérios prejuízos ao seu negócio.

Guia Completo para ter um Salão de Beleza ModernoPowered by Rock Convert

Faça o fluxo de caixa

Acompanhar diariamente o fluxo de caixa de seu salão de beleza ajuda a entender se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Além disso, é possível verificar quanto é preciso para bater a meta financeira estipulada e tomar decisões mais estratégicas  como a aquisição de produtos, contratação de novos profissionais e até mesmo a expansão do estabelecimento.

Controle o estoque

O controle de estoque visa informar a quantidade disponível e o valor de cada produto existente no seu empreendimento, como shampoos, máscaras e cremes. Embora seja uma tarefa básica, a maioria dos salões não a realiza corretamente. No entanto, esse erro pode trazer diversas consequências, como a falha nas informações de consumo dos materiais, desvios, situações de estresse e impacto nas vendas.

Dessa forma, é fundamental investir em ferramentas de automatização, que cuidam diretamente dos processos mais importantes, como entradas e saídas, custo unitário e total dos itens armazenados. Assim, você poderá garantir a lucratividade do seu salão de beleza e confirmar a viabilidade de ter ou não algum cosmético em seu catálogo de mercadorias.

Defina metas

Saber quanto é necessário ganhar para manter o salão de beleza em funcionamento é fundamental para ter sucesso no seu empreendimento. Para tanto, é preciso definir metas e pensar nas formas de alcançá-las.

A solução para essa questão é o desenvolvimento de um plano de negócios. Esse documento define toda a estratégia financeira da empresa, orientando e organizando ideias, evidenciando os pontos fortes e fracos, identificando a viabilidade e auxiliando na gestão geral.

Investir no controle financeiro para salões de beleza é essencial para manter o seu negócio operando sem maiores sustos. Então, arregace as mangas e aposte agora mesmo no planejamento e gerenciamento das finanças!  Assim, você aumenta as chances de sucesso da sua empresa e evita ser pego de surpresa por gastos inesperados!

Quer mais dicas incríveis para aumentar o lucro do seu estabelecimento? Então aproveite que está por aqui e leia também o post “5 dicas para aumentar a receita do seu salão de beleza”!