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Dicas de ouro para manter um relacionamento fantástico com o salão de beleza

Criar uma carteira de clientes fiéis é um dos maiores desafios de profissionais que trabalham com venda. Se antigamente os vendedores só pensavam na transação final entre fornecedor e consumidor, hoje em dia é diferente. Para obter sucesso no seu trabalho, o vendedor não deve focar apenas no produto em si ou na empresa que ele representa, mas sim no relacionamento com o cliente. É preciso estabelecer uma relação amigável, que demonstre confiança ao consumidor e que busque atender às suas necessidades. Mas como fazer isso?

Os clientes de hoje possuem uma enorme gama de produtos e serviços à sua disposição e muitos deles até bem parecidos, tanto em preço quanto em qualidade. Dessa forma, para se sobressair a esse cenário, a figura do vendedor é muito importante. O que cada cliente busca atualmente é personalização, seja no atendimento ou em outro fator. Assim, o vendedor deve fornecer um relacionamento com o cliente personalizado, que expanda a barreira de fornecedor e cliente. O bom relacionamento entre ambas partes é que o vai fazer a venda acontecer. A grande ideia aqui é conhecer o seu cliente para que, assim, você possa atendê-lo da melhor forma, deixando-o satisfeito com os seus produtos ou serviço.

Use como exemplo as vendas de cosméticos. É preciso conhecer qual é o perfil de cada salão de beleza que você atende. Quais produtos ele prefere? Quais novidades ele mais gostou? Em que data ele costuma comprar mais? É importante saber informações e dados como este para valorizar o atendimento, diferenciando cada um por meio de seus gostos e preferências. Se você focar em construir um relacionamento com o seu cliente, a venda acontecerá de forma mais natural. E é neste ponto que você vai conseguir fidelizá-lo.

 

Equilíbrio no relacionamento com o cliente

 

Há de se ressaltar que todo relacionamento necessita de um equilíbrio. Por mais personalizado que seja o atendimento, o vendedor deve estar atento para o grau de liberdade que cada cliente concede. O recomendado é deixar o cliente livre para se relacionar com você também em pequenas situações, como se demonstrar disponível para tirar dúvidas pelo telefone e whatsapp, por exemplo. Aos poucos, a relação vai amadurecer até que ele tenha total confiança no seu trabalho e nos produtos ou serviços representados.

Da mesma forma, é preciso tomar cuidado com uma ação errada. Se a construção do relacionamento é demorada, um simples erro pode enfraquecê-la. Tome como exemplo uma promessa feita e não cumprida. No caso de vendas, isso pode ser ainda mais grave, já que o cliente pode ficar um pé atrás com os seus produtos ou serviços.

A atenção é uma característica muito importante. Além de observar as preferências do consumidor, é necessário, também, demonstrar que você está ouvindo suas solicitações. Por exemplo, se em alguma visita você não tinha um produto que o cliente gostaria de ver, não se esqueça de levá-lo na próxima visita, ou até mesmo de enviá-lo de alguma outra forma, como uma forma de surpreender o cliente. Foque nos interesses do cliente e não hesite em apresentar novas tendências no primeiro sinal de liberdade que ele te der. Claro, não se esqueça de filtrar quais são as preferências do cliente para poder indicar produtos que tenham a ver com o gosto dele.

 

Confira algumas características para conquistar o seu cliente!

 

– Seja sincero em relação aos seus produtos e serviços, falando como eles podem ser úteis e realmente bons para os consumidores.

– Seja uma pessoa de fácil acesso e aberta a ouvir os seus clientes. A construção da relação passa, primeiro, por sua postura amigável.

– Busque ser sempre objetivo nas suas visitas e ligações, não deixando de lado a atenção ao cliente. É importante demonstrar confiança, mas não deixe o cliente sufocado.

– Nunca deixe de cumprir o acordo. Se prometer entregar tal produto em tal dia, entregue. Sempre que possível, entregue antes e surpreenda o consumidor.

– Por fim, deixe a figura de vendedor de lado. Seja um parceiro do cliente. Mostre que você tem conhecimento dos produtos ou serviços, que você sabe quais são as necessidades dele e que pode atendê-lo perfeitamente.


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