Dicas para distribuidor de cosméticos – como evitar a inadimplência

Conteúdos do artigo

Todas as empresas precisam lidar com os clientes inadimplentes, que dão uma certa dor de cabeça e comprometem o fechamento das contas no fim do mês. Se você é distribuidor de cosméticos, confira neste post algumas dicas para fugir dos clientes devedores. As dicas também são úteis para atacadistas e varejistas de outras áreas de mercado.

País de contas mais justas

O período é de recessão econômica e o número de devedores vem aumentando. 24,5% da população brasileira está com alguma inadimplência, segundo dados da Serasa Experian. Este número representa 35 milhões de brasileiros. A inadimplência pode comprometer seriamente a margem de lucro de um negócio, sendo assim, confira dicas para evitar ou reverter situações de inadimplência:

 

Tenha cautela nas primeiras vendas.

Se tratando de um cliente novo, é preciso usar de todos os meios que garantam segurança na venda. Consulte os serviços de proteção ao crédito, peça todos os documentos necessários para iniciar a transação e busque o máximo de referências possíveis para identificar se o cliente é um mau pagador.

As primeiras vendas devem ser cautelosas também, tanto na quantidade quanto nos prazos, que devem ser limitados, entendendo que a relação com o cliente ainda é superficial e a empresa não o conhece. O ideal é expandir os volumes de venda e prazos de pagamento na medida em que a relação com o cliente evolui.

Cuidado com as brechas dadas pelo comercial

Muitas vezes na busca por atingir metas de vendas ou de prospecção de novos clientes, o departamento comercial acaba oferecendo uma série de vantagens que extrapolam os volumes seguros. Os prazos e formas de pagamento não devem ter muitas exceções e, caso seja necessário abrir brecha para determinado cliente, é preciso oferecer esta vantagem para aqueles que têm melhor histórico na empresa, nos quais é possível confiar.

Classifique os clientes

Para saber quais clientes podem se tornar um problema, analise os históricos de pagamento e os classifique. Os clientes que sempre fazem os pagamentos de maneira regular e sem atraso podem vez por outra receber uma condição de pagamento diferenciada, diferente daqueles que geralmente apresentam problema.

Trabalhe com formas de pagamento seguras

Os cartões de crédito, por exemplo, são uma das formas mais seguras de pagamento. Embora exista a cobrança de taxa sobre o valor da venda, as operadoras de cartão garantem o recebimento do dinheiro. Você pode permitir o pagamento em meios menos seguros como cheques, desde que este cliente esteja classificado entre os confiáveis.

Seja claro desde o início

Seja sempre claro quanto às formas de venda e pagamento, os prazos, os juros, tudo. Se possível deixe tudo documentado para evitar o famoso “dito pelo não dito” no momento de realizar determinada cobrança.

Lembre o seu cliente

Nem sempre o atraso em um pagamento é causado por má fé. Pode ser de fato que o cliente tenha se esquecido de pagar na data certa. Se for o caso, lembre-os com alguns dias de antecedência, por e-mail ou até mesmo por telefonema. O ideal é que o lembrete seja em tom de ajuda, no intuito de facilitar a vida do cliente.

Negocie dívidas

Se em algum tempo de atraso as cobranças não deram resultado, negocie a dívida, oferecendo descontos e possibilidade de parcelar. Por mais que você perca parte do valor a receber, é melhor que não receber nada. Se o cliente tiver a intenção de quitar os débitos com a sua empresa, esta pode ser uma ótima solução para motivá-lo a se regularizar.

Segundo o Sebrae, geralmente as empresas possuem 5% de seu faturamento comprometido por inadimplência, quando o aceitável é 2%. A D’Vien espera que com estas dicas seja possível reduzir o percentual de devedores na sua empresa. Confira no blog da D’Vien outras dicas para otimizar seus negócios.

 

R. Santa Leopoldina nº30, Ouro Minas
Belo Horizonte, Minas Gerais – 31.870-190

(31) 3493-2493  |  (31) 9 9572-1680
De segunda a sexta das 8h às 18h