Dicas para distribuidores de cosméticos – Como atender bem

Qualquer pessoa que se disponha a vender só tem a ganhar com um bom atendimento. Para distribuidores de cosméticos não é diferente, boa relação com clientes os deixam mais próximos, mais a vontade e confiantes. Quanto mais proximidade com o cliente, maior a preferência por sua empresa, aumentando assim as vendas. Por isso o blog D’vien separou algumas dicas de atendimento para distribuidores de cosméticos.

Dicas de venda para distribuidores de cosméticos – Atendendo com qualidade

1 – O que mais gostamos de ouvir é nosso próprio nome.

Segundo estudos, o que mais gostamos de ouvir é nosso próprio nome. Sendo assim, ao falar com seu cliente, seja pessoalmente ou por telefone, chame-o pelo nome. Esta deve ser a primeira pergunta ao iniciar um contato, e daí por diante não pode esquecer mais. Tratar o cliente pelo nome contribui para uma relação mais estreita, porém sem exageros, e o fará se sentir confortável.

2 – Atenda sorrindo

Um sorriso no rosto mostrará ao cliente de que é bem-vindo e especial para a empresa. E obviamente as pessoas adoram se sentir bem atendidas. É possível identificar um sorriso até mesmo em uma ligação telefônica, então, sempre atenda o telefone sorrindo, e isso soará bastante receptivo para o cliente do outro lado da linha.

3 – Atenda com agilidade

Se o cliente foi até a sua empresa receber atendimento, faça-o com agilidade. Para quem espera os minutos parecem horas e tudo isso pode soar como descaso. Se de fato precisar deixar o cliente esperando, preste um primeiro atendimento dando as boas vindas e o deixando a vontade, e em seguida avise que precisa de alguns instantes. Depois desta atenção inicial o cliente será muito mais compreensivo com relação a espera.

4 – Responda com agilidade

Mensagens e e-mails devem ser respondidas o quanto antes, afinal nunca se sabe com que urgência o cliente precisa daquela informação ou solução. Respostas rápidas ajudam a melhorar a confiança e apreço do cliente para com a empresa, por isso mantenha o e-mail sempre aberto e o responda com a maior agilidade possível. Caso não possa oferecer uma resposta ou solução de imediato, a mesma regra do atendimento físico vale para o atendimento eletrônico, envie uma mensagem dizendo que recebeu a solicitação e que irá buscar soluções e, se possível, dê um prazo. Isso deixa o cliente tranquilo pois sabe que já está sendo atendido.

5 – Não utilize termos técnicos

O trabalho dos distribuidores de cosméticos pode estar cercado de termos técnicos, mas a menos que seu cliente tenha o hábito de usá-los, estes termos devem ser evitados, já que podem constrangê-lo. O cliente não irá perguntar o significado de tudo que está ouvindo, e acabará ficando com uma série de dúvidas, o que certamente prejudica o processo de vendas. Use uma linguagem simples, clareza nas informações ajudam muito.

6 – Nunca dê ordens

Não use frases no imperativo como “você tem que assinar aqui”, “me ligue mais tarde” ou algo do tipo. Isto cria uma relação de autoridade, o que é bastante prejudicial. O ideal é ser bem cortês: “você poderia assinar nesta linha?” e “por favor, me ligue mais tarde e conversaremos melhor”.

7 – Reclamações devem receber atenção

Receber, estudar e solucionar uma reclamação não é o processo mais prazeroso da rotina de trabalho, mas é crucial. Sempre que uma insatisfação chegar dedique atenção, a direcione ao superior responsável e faça o possível para devolver uma solução rápida. Clientes insatisfeitos podem deixar de comprar com você, mas clientes que tem sua reclamação bem atendida se tornam mais fiéis.

8 – Fale a verdade

É melhor dizer que a pizza vai demorar 1 hora e meia, que garantir 40 minutos sabendo que não vai cumprir. Frustrar os clientes é algo horrível. No caso dos distribuidores de cosméticos, se o cliente busca um produto que não é bem o que você tem ou se não vai conseguir entregar uma remessa a tempo, por exemplo, o ideal é falar a verdade. O cliente avisado pode compreender, mas o cliente frustrado terá a impressão de que a empresa o enganou.