Confira algumas dicas que podem te ajudar a alavancar o sucesso do seu negócio como distribuidor de cosméticos
Uma das principais forças de uma empresa está nos clientes fiéis que possui. Mas você sabe como fidelizar clientes? O cliente fiel tem laços estreitos com a empresa, é menos sensível a ações dos concorrentes e, como o próprio nome diz, é fiel a sua marca.
Estes clientes são mais abertos à comunicação por parte da empresa, recebem melhor novos produtos do seu portfólio e até sugerem soluções. Se você é distribuidor de cosméticos só tem a ganhar iniciando um processo de fidelização de seus clientes. Confira abaixo algumas dicas simples para trazer os clientes para perto de você:
1 – Cada cliente é de um jeito
Um dos erros mais comuns das empresas é tratar os clientes como se fossem todos iguais. Cada cliente é de um jeito e valoriza coisas diferentes, um gosta de descontos, outro não se importa com o preço mas valoriza muito a qualidade, outro é mais sensível a alterações no prazo de entrega.
Tratar todos os clientes de maneira genérica é uma péssima ideia. Isso impede que a o distribuidor de cosméticos dê a cada pessoa aquilo que ele mais valoriza, o que reduz as chances de um atendimento que supere suas expectativas.
2 – Vez por outra ofereça benefícios além do esperado
Entendendo o que mais agrada a cada cliente, trace estratégias para encantar a cada um deles. Uma dica simples, mas muito eficaz, é enviar lembrancinhas.
Enviar mimos e presentinhos parece bobeira, mas não é. Nós, seres humanos, adoramos ganhar mimos, ser pegos de surpresa, não é mesmo?
Ainda mais quando fazemos uma compra de algo que almejamos muito e aí vem com uma surpresinha, fica muito melhor, a gente já manda um feedback bem feliz, compartilha com os amigos e consequentemente ficamos fiéis àquela loja ou vendedor.
Então seguindo esta premissa, quando você for enviar o produto que o seu cliente comprou, mande também uma lembrancinha surpresa, que seja útil ao agradável, algo que o seu cliente irá mesmo usar, é válido também mandar até uma cartinha, hein.
Faça isso de vez em quando, não é necessário fazer isso sempre, até porque isso é uma lembrancinha, não um bônus que você envia em alguma promoção.
Então não confunda, lembrancinhas é algo que o seu cliente só vai saber que ganhou quando abrir a sua encomenda, diferente de promoção do tipo: ‘’leve este produto e ganhe este’’.
Além disso, você também pode oferecer formas de pagamentos especiais, prazos melhores e até mesmo bons descontos.
Tudo isso faz parte para o seu sucesso como distribuidor e para fidelizar o seu cliente, mas lembre-se: de nada adiantará se o seu produto não é de boa qualidade, por isso escolha bem os seus fornecedores.
3 – Monitore os dados que seu cliente fornece
Outro erro corriqueiro por parte de empresas e gestores é não guardar as informações fornecidas pelo cliente. Quando falamos em guardar informações, é mais que o nome, telefone e e-mail.
É preciso ter dados sobre o que o cliente compra, em que quantidade, com que frequência, como gosta de pagar, quais produtos tem comprado mais e quais produtos está parando de comprar, entre outra série de variáveis.
Estes dados também permitem traçar estratégicas que explorem ao máximo a capacidade de cada cliente. Se o cliente está comprando cada vez mais produtos da linha X e a linha Y é complementar a ela, através destes dados é possível identificar a possibilidade de oferecer produtos da linha Y para este cliente.
Se o cliente está comprando cada vez menos os produtos da linha Z, é possível ouvi-lo, entender os motivos da diminuição da compra e procurar produtos que possam atendê-lo melhor que o anterior.
Diversos softwares oferecem a opção de coletar e tabular estes dados de maneira estatística. Mas se você não é adepto dessas ferramentas, pode usar até uma planilha de Excel.
4 – Cumpra o que prometeu
Clientes serão fiéis à empresas em que possam confiar. Sendo assim cumpra o que prometeu e não prometa o que não poderá cumprir. Uma mega promessa pode fazer os olhos do seu cliente brilhar. Mas se for uma mentira, quando ele perceber a situação não será nada agradável.
5 – Assuma os erros
Toda empresa erra. Em um passeio rápido pela internet é possível ler sobre uma série de erros de gigantes como a Coca-Cola, a Friboi e a Fiat. Já que erros acontecem com todas, qual é a diferença da boa empresa para a ruim?
O que diferencia as boas das ruins é a forma como lidam com os erros. Ao errar com um cliente isso o deixará insatisfeito e possivelmente vai querer deixar a sua empresa. É nessa hora que você assume o erro, se desculpa e faz o possível para reverter os prejuízos causados.
Estudos apontam que a forma com que a empresa reage ao erro e reverte o problema pode tornar o cliente ainda mais próximo, pois esses esforços por parte da empresa mostram o quanto ela é confiável e o quanto considera o cliente importante.
Sou distribuidor de cosméticos e quero outras dicas para vender mais
Esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis para te ajudar a fidelizar os seus clientes, e além desse artigo, temos um bem completo com todas as informações que você precisa saber para ser um distribuidor de sucesso. Acesse: Tudo que você precisa saber sobre como se tornar um distribuidor de cosméticos bem sucedido.
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