Mitos sobre os cabelos

Esclarecemos 5 verdades e mitos sobre cabelo

  • Nenhum comentário

Cuidar bem das madeixas é uma preocupação recorrente — tanto das mulheres quanto dos homens. Afinal, o cabelo influencia, e muito, na aparência, não é mesmo? Nesse sentido, é natural que surjam algumas dúvidas.

Para lhe ajudar, então, a esclarecer os principais questionamentos relacionados à saúde capilar, reunimos neste post algumas verdades e mitos sobre cabelo. Confira:

1. Óleo em excesso prejudica o desenvolvimento capilar?

Com certeza. Por isso, pessoas que têm o cabelo oleoso devem lavá-lo com mais frequência. O motivo? Óleo em excesso na raiz obstrui os poros, fator que impede o crescimento. Vale lembrar que o uso desmedido de secador contribui com a produção de óleos na raiz, o que você já sabe que não é nenhum pouco benéfico para a saúde do cabelo. Então, sempre que possível, opte pela secagem natural, combinado?

2. Tratamentos realizados em Lua Cheia ajudam no crescimento dos fios?

Já ouviu muito essa questão, mas até hoje não sabe a resposta? Então saiba, de uma vez por todas, que a assertiva é verdadeira: as fases da lua afetam os cabelos. Para aqueles que querem que os fios cresçam mais rapidamente, nada mais sábio do que tratar as madeixas em Lua Cheia. Para você ter uma noção: no tratamento realizado nesse período, o cabelo cresce, em média, 1,8 cm em 28 dias, o que representa 80% a mais do que nos dias comuns.

3. Rabo de cavalo e tranças são fortes aliados no processo de crescimento dos fios?

Pense bem: por que puxar e amarrar os fios ajudaria no crescimento? Perceba, nesse contexto, que tal afirmação não faz o menor sentido, sendo um dos maiores mitos sobre cabelo. Aliás, ao prender as madeixas, existe grande chance de os fios quebrarem devido aos ferros dos elásticos ou pela pressão exercida. Por isso, tome cuidado. Caso não queira deixá-los soltos, utilize gominhas revestidas de pano ou até mesmo piranhas.

4. Fazer escova e chapinha com frequência tira os cachos?

Essa é uma questão polêmica, mas que pode sim acontecer. Mesmo não sendo um procedimento químico, a realização constante de escova e chapinha modifica a estrutura capilar, deixando os fios não só ressecados e frágeis, mas também sem definição. Isto é: seu cabelo pode ficar sem uma forma precisa — nem liso e nem cacheado. Vale ressaltar que esse resultado não acontecerá do dia para noite, mas sim a longo prazo.

5. Aparar as pontas interfere no crescimento?

Não — até porque os fios nascem é do couro cabeludo. Logo, aparar as pontas não vai influenciar no crescimento. Cortar o cabelo afeta apenas o comprimento final das madeixas, mas não tem nada a ver com a questão do desenvolvimento. Além do mais, lembre-se de que é indicado aparar os fios com certa regularidade, com o intuito de eliminar as pontas duplas.

Fato é que todo cuidado é pouco para deixar os cabelos saudáveis. O mais recomendado é ter a orientação de um profissional especializado, que vai ajudar a manter os fios com mais vida, deixando-os com brilho e sedosos. Por isso, na dúvida, solicite a opinião do seu cabeleireiro de confiança.

Agora que já sabe as principais verdades e mitos sobre cabelo, confira mais um de nossos posts e entenda o que é a blindagem capilar e como ela funciona!