mulher fazendo matização nos cabelos

Matização: por que é importante para os cabelos?

  • Nenhum comentário

Todo cabeleireiro experiente sabe que a matização é um procedimento essencial para garantir a satisfação das clientes que buscam clarear, corrigir a cor ou simplesmente revitalizar os cabelos. Seja para equilibrar o tom ou para manter o colorido, o agente matizador possui pigmentos que neutralizam as nuances indesejadas, mantendo o resultado do salão por mais tempo.

Assim, a matização é uma técnica complementar à coloração, porém não tão conhecida. Cabe ao salão explicar aos clientes como a matização funciona e em quais situações esse procedimento é indicado.

Se esse é o seu caso, continue lendo este artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre essa técnica moderna e poderosa!

Há diferenças entre coloração e matização?

Sim! Embora ambas as técnicas usem produtos contendo pigmentos, os objetivos são muito diferentes. A coloração muda totalmente a cor de todo o cabelo. Já a matização é usada principalmente para corrigir o tom dos fios.

Outra grande diferença entre os dois procedimentos é a duração. Enquanto uma sessão de coloração pode levar de 1 a 2 horas, a de matização é feita em poucos minutos, já que o tempo de pausa do agente matizador é bem curto.

E lembre-se: a matização pode ser repetida a cada 20 dias e serve para renovar a cor. Entretanto, o procedimento deve ser feito apenas no comprimento e pontas do cabelo, evitando a raiz dos fios.

Afinal, quais são os benefícios da matização?

Dentre os efeitos proporcionados com a matização, podemos destacar:

  • retarda o desbotamento da cor;
  • as mechas permanecem definidas e a tintura dura mais tempo;
  • os tons são realçados e ficam mais brilhantes.

A matização serve apenas para cabelos loiros?

Não! Embora as loiras sejam as que mais se beneficiam com a técnica, cabelos tingidos com qualquer tom podem ser realçados com a matização. Por exemplo, fios ruivos, que tendem a ficar apagados com o tempo, podem ser reavivados com o uso de matizadores.

A técnica, entretanto, tem pouco efeito sobre cabelos naturais. A exceção são os cabelos brancos, que podem perder o tom amarelado com o uso da matização.

A matização substitui a hidratação?

Não! A matização não é um tratamento hidratante. Porém, há diversas opções para manter os cabelos saudáveis e macios. Entre elas, destacam-se os tratamentos com queratina, que recuperam os fios e previnem contra o ressecamento.

Soluções caseiras podem substituir os produtos matizadores?

Veja bem… Se você fizer uma busca na Internet, achará facilmente receitas milagrosas que prometem cuidar da cor dos cabelos. Mas é preciso cautela, pois algumas soluções caseiras podem manchar os fios, dando-lhes um aspecto indesejado.

Então, é melhor não arriscar. É preferível investir em produtos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. Há opções tanto para uso no salão quanto em casa. Porém, a supervisão de um profissional faz toda a diferença para a obtenção dos resultados pretendidos.

Viu só como como a matização é uma ferramenta importante para garantir a vitalidade da cor dos cabelos? Se você gostou desse conteúdo ou mesmo se os profissionais do seu salão já estão acostumados com essa técnica, compartilhe conosco as suas experiências! Deixe aqui o seu comentário!