Mercado de cosméticos: tudo que você precisa saber!

  • Nenhum comentário

O mercado de cosméticos sempre foi um dos mais rentáveis do mundo, e no Brasil não é diferente, já que somos o 4º país que mais consome produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

No primeiro trimestre de 2019, houve um crescimento de 10,6% nesse mercado, estimulado pelo aumento de crédito do consumidor, pela diversificação de produtos e também pela retomada da economia brasileira, que vem se recuperando de um longo período de crise.

Isso estimulou quem trabalha ou tem vontade de empreender vendendo cosméticos. Mas será que vale mesmo a pena apostar nesse mercado? É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

O mercado de cosméticos no Brasil

Só em 2013, a média de gastos do brasileiro no mercado de cosméticos atingiu os R$ 38 bilhões de reais. De lá para cá, o mercado enfrentou algumas baixas com a crise financeira que atingiu o país, mas nunca deixou de ser um protagonista.

O brasileiro é um dos povos que mais se preocupa com a aparência e os cuidados pessoais. Enquanto em outros países os gastos com esse tipo de produto é limitado em momentos de crise, no Brasil existe uma certa prioridade.

Isso mostra como o produtos de beleza são valorizados dento do nosso território e são capazes de manter um negócio firme, mesmo em momentos mais turbulentos.

A história desse setor em nosso país

Antes de apostar em um mercado ou nicho de atuação, é preciso estudar sua performance ao longo dos anos, para entender como ele se comporta em diferentes períodos e qual sua taxa de oscilação.

No período de 2006 até 2017, não houve nenhum ano em que o crescimento do mercado apresentasse uma baixa em relação ao ano anterior em nosso país. O que podemos ver é que durante períodos de crise, o crescimento passa a ser muito menor que o normal.

Isso mostra que o mercado de cosméticos oferece uma boa estabilidade financeira para quem trabalha com ele, principalmente para quem já está no setor há um tempo.

Seja um Revendedor de CosméticosPowered by Rock Convert

Olhando para o futuro no mercado de cosméticos

Além de consultar dados do passado, quem quer eleger um mercado ou nicho para atuar precisa olhar para o futuro.

Em virtude do desempenho do setor nos últimos anos, que vem experimentando um crescimento impressionante para um momento financeiramente e politicamente turbulento, as expectativas são de crescimento.

Esse equilíbrio entre o passado e o futuro provam que o mercado de cosméticos é equilibrado e mantém suas taxas de crescimento.

A possibilidade de atuar em diversos nichos

São poucos os mercados que permitem trabalhar dentro de diversos nichos. Quando falamos de cosméticos, existe uma grande variedade de frentes onde é possível atuar, como produtos naturais, veganos, masculinos, hipoalergênicos, infantis e muito mais.

Isso possibilita que você tenha um leque enorme de opções e consiga atingir uma fatia maior do mercado, aumentando as vendas de forma progressiva.

Os incontáveis investimentos em tecnologia

Outro aspecto positivo sobre o mercado de cosméticos é que ele está em constante evolução. Existem milhares de empresas que investem milhões todos os anos para descobrir novas fórmulas e tecnologias que beneficiam os consumidores.

E quando falamos de beleza, existe um interesse muito grande em parecer mais jovem, ter a pele mais hidratada, os cabelos mais saudáveis, e assim por diante.

Se você chegou até aqui deve ter percebido como o mercado de cosméticos reúne diversas vantagens para quem quer empreender e conquistar uma independência financeira, já que ele é muito estável e oferece mais segurança, em comparação com outros setores.

Agora que você está por dentro dos principais indicadores de sucesso desse mercado, que tal conferir algumas dicas sobre o que você pode vender para aumentar sua renda? Vem conferir!