cliente marcou e não veio

O cliente marcou e não veio? 5 dicas para evitar isso no seu salão

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Quem é dono de um salão de beleza certamente vai concordar que uma das situações mais chatas que já aconteceram foi quando o cliente marcou e não veio, não é verdade? Esse problema é muito comum.

Existem pessoas que costumam marcar horário no mesmo dia de outro compromisso importante, as que simplesmente esquecem e as que se ausentam por outros motivos, como falta de dinheiro ou vergonha de ligar e desmarcar o agendamento.

De qualquer forma, quem sai perdendo é o estabelecimento. Afinal, isso prejudica todo o planejamento do dia, atrasa o atendimento de outros clientes e faz com que o profissional perca um tempo precioso.

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1. Aposte no agendamento online

Com o agendamento online, profissionais e clientes podem acessar aplicativos e plataformas para fazer marcações e consultas de horários em qualquer hora e lugar por meio de um computador, tablet ou celular.

Investir no sistema online garante a emissão de notificações quando o atendimento estiver próximo, o que reduz as faltas por esquecimento e também o atraso dos profissionais. Além disso, a estratégia possibilita que os serviços sejam pagos digitalmente e com antecedência. Não é demais?

2. Confirme o horário marcado no dia anterior

Essa prática deve ser adotada para evitar as faltas por esquecimento ou por vergonha de ter que desmarcar em cima da hora. Além disso, faz com que um cliente esquecido se lembre de seu horário a tempo de comparecer ao salão e ainda permite que o profissional consiga encaixar outra pessoa em substituição a quem não confirmar a presença.

3. Use os aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, são extremamente úteis para evitar a recorrência dos problemas e prejuízos que possam ter acontecido quando o cliente marcou e não veio.

Eles podem ser usados tanto para agendamentos quanto para confirmações e cancelamentos. Além de práticos, são gratuitos e só precisam de uma conexão com a internet.

No entanto, como nem todo mundo tem um smartphone ou usa o WhatsApp, é importante também usar o serviço de SMS para a comunicação. As operadoras cobram uma pequena taxa para o envio de cada mensagem, mas muitas disponibilizam pacotes por um valor bem reduzido.

4. Estabeleça normas de conduta

Para que a rotina do seu salão flua de uma maneira organizada, é fundamental que existam normas a cumprir — tanto por parte dos clientes quanto dos funcionários. Então, estipule prazos de tolerância para atrasos, faltas e cancelamentos, deixando-os bem claros para todos e cumprindo-os pontualmente.

Já em dias mais movimentados, defina um tempo menor de tolerância ou até mesmo elimine essa possibilidade, evitando assim um efeito dominó. Caso haja desistências, você pode utilizar a opção de lista de espera no seu sistema de agendamento online.

5. Faça com que sua equipe também respeite os horários

A última e não menos importante tática: procure evitar esperas e alterações de horário por parte da sua equipe. Caso um profissional precise cancelar seu atendimento ou ser substituído por outro, avise ao cliente antecipadamente para que ele possa se programar.

Também é importante oferecer conforto e entretenimento para quem precisa aguardar alguns minutos — wi-fi liberado e uma mesa com café, biscoitos e revistas ajudam a passar o tempo de uma maneira bem agradável.

Essas foram as principais dicas para você reduzir o número de atrasos e as situações chatas em que o cliente marcou e não veio ao seu salão de beleza. No entanto, se ele não retornar às suas tentativas de contato e nem dar algum sinal confirmando a presença, procure abrir espaço nas datas futuras somente para pessoas que estejam mais engajadas com a sua proposta, combinado?

E aí, gostou de conhecer as principais dicas para lidar com o cliente que marcou e não veio? Quer mais informações desse segmento? Então, siga-nos nas redes sociais e fique sempre atualizado! Estamos no Facebook e no Twitter.