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O que o seu salão pode fazer para tornar a experiência do cliente um sucesso?

Melhor experiência para o cliente no salão de beleza

Por:Dvien
Dicas para salão

03

nov 2017

Com um mercado cada vez mais competitivo e um público exigente, os empreendedores devem se preocupar — e muito — com a experiência do cliente. O ideal é proporcionar um momento único e fazer com que o cliente se sinta valorizado e especial. Caso contrário, existe grande chance da empresa perdê-lo para o concorrente.

Essa é uma realidade nas mais diversas áreas — entre elas, o segmento da beleza. Atualmente, apresentar apenas um bom serviço já não é mais o suficiente para atrair e fidelizar a clientela. Os profissionais precisam se preocupar com todo o processo que envolve o trabalho — desde o atendimento até mesmo à execução do procedimento e a harmonia do ambiente.

Por esse motivo, no post de hoje você vai entender melhor o conceito de experiência do cliente e conferir dicas de como aplica-lo no seu negócio. Confira!

O que é experiência do cliente

Tudo o que você fizer no seu negócio precisa ser pensado exclusivamente para atender as necessidades do seu cliente e todo o processo precisa ser feito para que ele saia da experiência completamente satisfeito.

Lembre-se de que um pequeno detalhe pode interferir na impressão que o cliente formará sobre o seu negócio. Quer um exemplo? O resultado do procedimento estético pode ter sido impecável, porém o cliente teve extrema dificuldade em chegar ao local devido à má sinalização da região. Acredite: a imagem final dele em relação ao seu negócio não será tão positiva quanto deveria.

O que fazer para melhorar a experiência do cliente

Agora que entendeu melhor sobre o que é o customer experience, veja algumas dicas de como fazer com que o cliente tenha uma experiência inesquecível!

Administre o barulho

Caso você e o cliente estejam utilizando perguntas como “O que você disse?” com frequência durante o diálogo, significa que a comunicação está sendo falha. O motivo? Provavelmente o barulho dos equipamentos.

Claro que é natural ter certos ruídos no espaço, principalmente nos dias mais movimentados, porém é preciso criar estratégias para que isso não afete a comunicação. Cuidado também com relação à música e ao som da televisão. O ideal é proporcionar uma atmosfera harmoniosa onde o cliente se sinta relaxado.

Trabalhe com agendamento online

Com inúmeras obrigações diárias, os clientes buscam por serviços práticos e eficazes. Nada mais sábio, então, do que proporcionar a opção de agendamento virtual. Essa simples ação vai otimizar tanto o tempo dos seus colaboradores quanto dos clientes.

Outro diferencial dessa proposta é que ela será capaz de reduzir os erros de marcação de horário, que pode acontecer por desatenção do atendente ou até mesmo por uma falha na comunicação.

Ofereça um mimo

Não há quem não goste de receber um mimo especial, não é mesmo? Não precisa ser nada com valor exorbitante, pelo contrário. Algo com um preço simbólico terá o mesmo efeito, que é cativar a clientela. Vale desde uma amostra grátis de um produto novo até mesmo um docinho personalizado.

Pense também na possibilidade de implementar políticas de fidelização, como, a cada 10 procedimentos, o cliente receber algum serviço gratuito ou com desconto diferenciado. O importante é surpreendê-lo positivamente.

Preocupe-se com as bebidas

Nada mais desagradável do que pedir um copo d’água e receber a bebida quente. Então, não cometa esse erro. Certifique-se de manter as bebidas com uma temperatura agradável.

Além do mais, saia do básico e proporcione alguns atrativos para o seu público como, por exemplo, disponibilizar opções refrescantes durante o verão, como coquetéis não alcoólicos e água aromatizada. Essa ação fará toda a diferença e, sem sombra de dúvidas, vai gerar pontos extras com os clientes.

Solicite feedback

Ninguém melhor do que o próprio cliente para dizer quais os pontos positivos do salão de beleza e o que precisa ser aperfeiçoado. Porém, caso emita alguma opinião negativa, não leve para o lado pessoal. Utilize as informações a seu favor e realize as alterações necessárias para melhorar o empreendimento como um todo.

Ao colocar em prática essas estratégias, você terá um negócio diferenciado, que será referência na sua área.

Agora que você já sabe como tornar a experiência do cliente única, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a informações exclusivas a todo o momento!


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