O poder de persuasão: como convencer o cliente a comprar?

Talvez você não se dê conta, mas precisa usar seu poder de persuasão várias vezes ao longo do dia: na hora de convencer os filhos a deixar a brincadeira para tomar banho, quando convence uma amiga a fazer companhia ao cinema e principalmente no trabalho, enquanto realiza uma venda.

Explicando de uma maneira mais técnica, poder de persuasão é a capacidade que você tem de convencer uma pessoa a tomar determinada decisão. Essa característica é essencial para quem trabalha com vendas e fidelização de clientes, por isso quem quer melhorar o próprio desempenho precisa cultivar essa habilidade.

Pensando nisso, nós elaboramos algumas dicas para que você aprenda a desenvolver o poder de persuasão. Gostou desse assunto? Então, não deixe de conferir esse post completo!

Como melhorar o poder de persuasão?

O primeiro ponto que você precisa entender é que persuasão não é o mesmo que manipulação. Para persuadir, é preciso basear-se em informações verdadeiras e deixar que o outro tome sua própria decisão.

Já quem tem a intenção de manipular não se importa em mentir, tem como objetivo apenas um benefício próprio e não dá margem para que o outro tome suas próprias decisões. Dito isso, confira algumas técnicas que você pode colocar em prática para se tornar uma pessoa mais persuasiva no dia a dia.

Aprenda a controlar suas emoções

A inteligência emocional é um requisito básico para quem quer se tornar persuasivo. Diante de situações estressantes, muitas pessoas perdem o controle e jogam tudo para o alto, sem se importar com o que está acontecendo em volta.

Quem sabe controlar as próprias emoções passa confiança, estabilidade e inteligência, além de lidar melhor com as adversidades.

Seja uma pessoa mais flexível

A persuasão sempre vem acompanhada da flexibilidade. Ninguém que é fechado dentro de suas próprias opiniões é capaz de convencer um grande número de pessoas a tomar determinada decisão.

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Você não precisa abrir mão de suas crenças e opiniões, mas mostrar que está aberto a ouvir o outro sem atacar demostra que você respeita posicionamentos diferentes do seu, o que ajuda a criar conexão.

Aprenda a se colocar no lugar do outro

Nem sempre os interesses das outras pessoas fazem sentido para nós, mas com certeza eles têm uma razão de ser. Entender isso é desenvolver empatia com as outras pessoas e essa é uma ferramenta muito poderosa.

Quando você valida o desejo do outro, mostra que entende suas dores, suas lutas e sonhos, o que é outro ponto essencial para criar conexão.

Como usar o poder de persuasão para vender?

Existem muitas maneiras de usar o poder persuasivo durante uma relação de compra e venda. Em cada uma delas, é importante gerar uma relação de confiança, como mostraremos a seguir.

Conheça seu público

Quem conhece seus compradores sabe suas dores, necessidades e objetivos. Essas informações são valiosas na hora de abordar um cliente e usar o poder de convencimento, pois é possível gerar identificação e propor uma solução para essas questões.

Use os gatilhos mentais

Outra vantagem de conhecer seu público é saber o que eles valorizam dentro de uma compra. Assim, é possível aumentar as chances de venda usando gatilhos mentais, como:

  • autoridade da marca;
  • qualidade do produto;
  • alcance de um status.

Saiba escutar o cliente

O consumidor espera que você leve todas as questões a sério e, para isso, é preciso saber escutar. Mesmo tendo ótimos argumentos sobre um produto, cultive o hábito de ouvir o que o cliente tem a dizer e descubra que, dessa forma, você será capaz de aprender muito mais.

Por fim, para elevar seu poder de persuasão, aposte em uma boa oratória. Falar de forma clara e objetiva é essencial para que seus clientes recebam a mensagem e sejam influenciadas a seguir seu comando. Por isso, treine bem esse aspecto!

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