0800 883 6049

Saiba como montar um salão de beleza em 6 passos

Como montar um salão de beleza

Por:Dvien
Dicas para salão

08

nov 2017

Ser bem-sucedido em qualquer profissão ou ramo de atuação começa por um trabalho bem-feito. Porém, para montar um salão de beleza de sucesso, não basta ser um profissional qualificado ou estar em dia com as tendências da área.

A tarefa pode se mostrar um desafio até mesmo para pessoas competentes e experientes, ainda que o segmento da beleza e cuidados pessoais seja um dos que mais crescem no país.

Por isso, se você está pensando em montar um salão de beleza e oferecer seus serviços para o mercado, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber para estruturar seu negócio.

Do planejamento inicial a como evitar os maiores erros cometidos por empreendedores de primeira viagem, descubra o que fazer para inaugurar seu salão. Acompanhe!

1. Determine seu público-alvo

Um dos critérios essenciais para definir o estilo do salão (desde a aparência e os equipamentos necessários até o tipo de serviços que serão oferecidos) é o público-alvo.

É praticamente impossível atender com excelência a todos os públicos e, para ter sucesso ao montar um salão de beleza, é necessário selecionar um nicho do mercado para se especializar. Homens, mulheres, crianças, jovens, senhoras: qual é o público que você deseja conquistar?

2. Selecione os serviços oferecidos

Existe uma gama imensa de procedimentos que podem ser oferecidos em um salão, dos mais básicos aos mais complexos. Defina quais serviços você deseja oferecer e quais são essenciais para agradar seu público-alvo:

  • cabeleireiro:
    • corte;
    • alisamento;
    • coloração;
    • hidratação;
    • escova;
    • penteados.
  • manicure;
  • pedicure;
  • depilação;
  • design de sobrancelhas;
  • limpeza de pele;
  • maquiagem;
  • massagem;
  • dia da noiva;
  • visagismo;
  • day spa.

Essa primeira seleção não é necessariamente definitiva: é possível definir uma lista enxuta de serviços ao montar um salão de beleza, e aumentar a variedade com o crescimento dos negócios ou a procura dos clientes.

3. Escolha a localização

A localização do salão é um fator essencial para o sucesso. É preciso considerar não apenas os valores de aluguel e custo operacional, mas também a proximidade do público-alvo, a concorrência na região e as facilidades exigidas pelos clientes, como estacionamento, transporte coletivo e segurança.

4. Cumpra as exigências legais

Quem pretende montar um salão de beleza deve saber: existem muitos documentos, licenças, alvarás e permissões que devem ser providenciados com certa antecedência.

O ideal é se informar junto aos órgãos fiscalizadores municipais e estaduais e buscar ajuda de um contador, para cumprir todas as exigências legais. Tratar da burocracia pode ser uma tarefa difícil, mas é essencial para evitar problemas futuros.

5. Prepare a estrutura do salão

Essa etapa costuma ser uma das mais prazerosas para os novos empreendedores: providenciar equipamentos, decorar os ambientes e mobiliar as salas de atendimento, recepção, sala de espera e outros cômodos do salão é uma tarefa que exige planejamento e pesquisa, mas proporciona uma enorme satisfação.

6. Contrate uma equipe qualificada

Por mais competente que seja, um único profissional não consegue dar conta de todas as demandas de um salão de beleza. Contratar a equipe certa é uma das principais tarefas para ter sucesso.

Ainda que o estabelecimento seja de pequeno porte, será necessário contar com profissionais qualificados para a recepção, procedimentos estéticos e outras tarefas do cotidiano (como limpeza e manutenção).

Montar um salão de beleza exige uma boa dose de planejamento e preparação. Afinal, é preciso considerar diversos fatores para encontrar a melhor localização, definir os serviços que serão oferecidos e até mesmo equilibrar os valores cobrados com os custos mensais do empreendimento.

Porém, em um mercado onde as áreas de estética e beleza estão em constante expansão, abrir seu próprio salão é uma maneira prática de aliar o talento para cuidar da beleza de seus clientes com estabilidade e independência financeira.

E você, ainda tem dúvidas sobre como montar um salão de beleza? Então, assine nossa newsletter e acompanhe nossas dicas!


Compartilhe:

Rua Santa Leopoldina, 30 Bairro Ouro Minas CEP : 31870-190 Belo-Horizonte MG

0800 883 6049