Saiba como se especializar em cachos para atender clientes cacheadas no salão

  • Nenhum comentário

Para muitas mulheres, o cabelo pode ser considerado a moldura do rosto. Por conta disso, é comum que elas tenham um maior cuidado com ele. De uns anos para cá, o incentivo de parar com os alisamentos vem crescendo, e cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas aos cabelos naturais. Isso fez também com que o mercado de cosméticos investisse mais em produtos para cabelos crespos e cacheados.

A partir desse crescimento da demanda por cuidados de cabelos cacheados, é comum que profissionais da beleza procurem se especializar em cachos para que possam atender clientes. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas e informações que podem ajudá-la a se aperfeiçoar. Confira!

Características do cabelo

Os cabelos cacheados são caracterizados pelos formatos de anéis. Por conta disso, tendem a ser oleosos na raiz e ressecados nas pontas. A forma dos cachos dificulta que os óleos naturais dos fios cheguem às extremidades e, por isso, esse tipo de cabelo requer alguns cuidados especiais.

Atualmente, os cabelos cacheados são separados por tipos, sendo o tipo 3 o de cachos, e o 4 os crespos. Dentro dessa categoria, encontram-se as seções A, B e C, que são o grau de curvatura dos fios, indo dos mais abertos aos mais fechados. Essa segmentação auxilia na hora de identificar, tratar e finalizar os fios.

Corte para cabelos cacheados

O corte é um ponto que deve ser levado em consideração para todos os tipos de cabelos. Nas cacheadas, o corte errado pode tirar a forma dos fios. O ideal são cortes em camadas e em formato de V, dessa forma, aos níveis encaixam entre si, proporcionando volume e definição.

Para quem gosta de bastante volume, o indicado são os cabelos mais repicados em diferentes níveis. E engana-se quem pensa que cacheadas não podem ter franjas, por isso, aposte em texturas. Outra dica é cortar os fios secos, dessa maneira se tem a dimensão do comprimento e grau de curvatura dos fios, evitando o risco de aparar demais.

Produtos para esse tipo de cabelo

Atualmente, o mercado já possui linhas de produtos específicos para cada tipo de cabelo. Para os cabelos cacheados, são recomendados cosméticos com alto poder de hidratação e que possuem óleos e ativos naturais, como babosa, em sua formulação. Os cuidados com os cachos requerem alguns itens como shampoo, condicionador, creme para pentear e finalizadores.

Durante a lavagem, o uso de shampoo e condicionador para cabelos cacheados é o ideal. Na hora de pentear e finalizar, alguns pontos devem ser considerados, já que cada cabelo reage de maneira diferente a determinado produto, por isso, testar é o principal.

Ativador de cachos, gelatina e finalizadores servem para dar mais forma aos fios, já os leave-in e cremes para pentear ajudam a desembaraçar e pentear as madeixas. Para os day after, produtos mais emolientes ajudam a modelar os cachos sem pesar.

A realização de hidratação nas madeixas é recomendada ao menos uma vez por semana. Ela pode ser intercalada com umectação e o uso de ampolas de rápida absorção. Uma dica interessante é seguir um cronograma capilar, que é uma agenda de tratamento que alterna entre máscaras para hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Tipos de finalização também devem ser levados em conta ao se especializar em cachos: amassar os fios e fazer a fitagem são os dois tipos mais comuns. O primeiro consiste em passar o finalizador de sua preferência ao longo dos fios e amassá-los com as mãos em direção à raiz.

Para fazer a fitagem, deve-se separar o cabelo em partes e aplicar o creme escolhido ao longo das mechas, penteando os fios com os dedos como se fossem fitas. Termine amassando as madeixas para dar mais definição.

Agora que você já sabe mais sobre cabelos cacheados, já dá para começar a colocar as dicas em prática, não é mesmo? Aproveito e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais informações como estas! Estamos no FacebookYoutubeInstagram e Twitter.