Saiba como usar redes sociais para reter clientes no seu salão

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A internet é uma ferramenta fundamental para fazer o marketing do seu salão. Porém, usar as redes sociais para reter clientes pode ser uma tarefa muito difícil sem a abordagem adequada. Diversos salões usam essa mesma estratégia e, com isso, não é fácil conseguir o engajamento desejado.

Algumas pessoas acabam desistindo quando não recebem muitas curtidas ou não têm o resultado esperado. Esse é o seu caso? Então você precisa saber que é possível melhorar os resultados das suas ações nas redes sociais.

No post de hoje, mostraremos 4 dicas interessantes para que você retenha seus clientes com o auxílio da internet. Boa leitura!

1. Faça mais do que o simples

Há muita competitividade por atenção em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Centenas de salões de beleza como o seu estão em busca da atenção do seu público. Por que você acredita que os internautas escolherão suas publicações e não as dos concorrentes?

Muitos salões já entenderam o básico: postar com grande frequência. Porém, poucos deles conseguem ir além e publicar conteúdo realmente interessante para os seus clientes.

Assim, para atrair pessoas às suas publicações, demonstre que você sabe fazer o que elas desejam. Nesse momento, por exemplo, muitas mulheres buscam valorizar seus cabelos naturais. Muito além da estética, elas desejam mostrar que são donas de seus próprios corpos, e que a beleza não deve ser determinada por padrões alheios.

Então, publique conteúdos que mostrem às suas clientes que elas poderão contar com você para os serviços mais básicos e também para os mais difíceis.

2. Apele ao emocional

As pessoas são movidas por emoções nas redes sociais. Portanto, entenda que você não trabalha com produção de cabelos, makes ou unhas: você oferece emancipação e autoestima. Mostre que o seu salão permite que suas clientes sejam exatamente o que elas desejam ser.

Então, em vez de se identificar como alguém especializado em um serviço, seja responsável por sonhos e sentimentos. Esse tipo de apelo traz mais resultados, pois vai ao encontro do que seus clientes buscam.

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3. Ajude seus clientes

Outro desejo das pessoas, quando usam as redes sociais, é receber ajuda. Os internautas querem perguntar e receber as respostas para seus principais medos e anseios.

Assim, pense na forma como você pode auxiliar seus seguidores. Você também pode responder essa questão de maneira interativa, perguntando a eles. Faça uma enquete ou mesmo uma publicação sobre isso.

Seus clientes vão valorizar todo o auxílio oferecido pelas suas postagens por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Seu negócio será mais requisitado, você será vista como autoridade do assunto, e os clientes serão fidelizados.

4. Apareça

No primeiro item, vimos que, para um negócio ser bem-sucedido no mundo virtual, ele precisa se diferenciar dos demais. Uma forma interessante para que você consiga isso é elaborando promoções, sorteios e eventos aos seus seguidores.

Você pode oferecer 10% de desconto em cortes de cabelo para quem curtir sua página em determinado dia, por exemplo. Lembre-se de que o foco nesse caso não deve ser o número de curtidas, mas uma maior visibilidade.

Sorteios, por sua vez, são úteis para aumentar o alcance de uma página. Além de fazer pessoas interagirem com sua fanpage, você fará com que o público entenda um pouco mais do seu negócio. Sorteie algo que esteja relacionado com o seu público. Dessa maneira, as pessoas entrarão em contato novamente com você no futuro.

Organizar eventos também aumenta a visibilidade do seu salão. Você pode fazer um minicurso de maquiagem, de cuidados com cabelos crespos e cacheados, de recuperação de cabelos danificados ou de outros assuntos que seus clientes possam achar interessantes. Os eventos aproximam seu público de você e permitem que diversas pessoas conheçam seu trabalho.

Lembre-se sempre: usar redes sociais para reter clientes só terá sucesso se você oferecer serviços de qualidade. Nenhuma ação de marketing trará resultados em médio e longo prazo se os seus clientes não obtiverem aquilo que esperam.

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