Top 5 cuidados essenciais para cabelos descoloridos

  • Nenhum comentário

Cabelos descoloridos são versáteis e ficam bem em pessoas com os mais variados tons de pele, dos mais claros aos mais escuros. Em penteados elaborados ou soltos, os fios têm uma luminosidade sem igual, além de rejuvenescer a fisionomia e disfarçar os cabelos brancos. Mas você sabe que precisamos tomar certos cuidados para cabelos descoloridos, certo?

O uso dos produtos químicos da descoloração pode danificar as madeixas e causar desde ressecamento até manchas e desbotamento. O oxidante responsável por abrir a cutícula para a ação do descolorante (água oxigenada ou amônia) também danifica o cabelo e pode tornar os fios quebradiços.

A descoloração abre as escamas do fio e retira os pigmentos da fibra capilar para obter o efeito desejado. Além disso, por ser um tratamento químico, demanda diversos cuidados específicos — afinal, é um processo que interfere na estrutura capilar dos fios e retira nutrientes importantes para sua vitalidade e brilho.

Para manter o visual sempre bonito e saudável, é importante não descuidar da manutenção e incluir na rotina os seguintes cuidados para cabelos descoloridos!

1. Lavar os cabelos com água morna ou fria

No salão ou em casa, antes ou depois da descoloração, não importa a estação do ano ou comprimento dos cabelos, a regra é a mesma: água quente, nem pensar! Lavar os cabelos com água em temperatura alta abre as cutículas e deixa os fios ainda mais fragilizados e ressecados.

A água fria, pelo contrário, mantém as cutículas seladas e preserva a hidratação dos fios. Se preferir um meio-termo, a água morna é a melhor opção.

2. Usar produtos adequados para cabelos descoloridos

Depois de um processo de descoloração, é essencial usar produtos adequados para higienizar, condicionar e tratar os cabelos. Já existem no mercado inúmeras opções de shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e cosméticos capilares específicos para cuidados com cabelos descoloridos.

O shampoo desamarelador é outro item essencial no arsenal de beleza das mulheres que descoloriram as madeixas e deve ser usado uma vez por semana para manter os fios brilhantes e saudáveis, livres de manchas ou desbotamento.

3. Não dispensar o leave-in

O leave-in é indispensável para cuidar dos cabelos descoloridos, especialmente antes do uso do secador ou da chapinha. Um creme sem enxágue ou selador de pontas também pode ser utilizado com essa finalidade.

O produto cria uma camada de proteção nos fios e evita que fiquem ressecados ou quebradiços.

4. Investir em uma hidratação profunda

Logo após o procedimento de descoloração, é comum que os cabelos fiquem ressecados, danificados ou quebradiços por conta da química que retira dos fios a queratina, aminoácidos e proteínas.

Nessa fase, o tratamento de queratina é um grande aliado e um dos principais cuidados para cabelos descoloridos, nutrindo os fios de dentro para fora e recuperando sua vitalidade, força e brilho.

5. Manter uma rotina de cuidados

Os cuidados com cabelos descoloridos não se resumem à aplicação de um creme ou máscara nutritiva logo após o procedimento. Para manter os fios bonitos, saudáveis e brilhantes, o cronograma capilar deve incluir:

  • hidratação: máscaras de tratamento repõem a umidade e devem ser feitas semanalmente;
  • nutrição: recupera os lipídios perdidos durante a descoloração e pode ser repetida uma vez por mês;
  • reconstrução: devolve os nutrientes perdidos com a química, sendo indicada sempre que os cabelos estiverem sem brilho ou quebradiços;
  • corte: para eliminar as pontas mais ressecadas e manter o brilho e a vitalidade dos fios.

Conhecer os cuidados para cabelos descoloridos é fundamental para obter bons resultados com o procedimento e manter os fios sempre bonitos, fortes e com brilho natural. Afinal, são os detalhes que fazem a diferença nas madeixas, não é mesmo?

E tudo começa na higienização. Por isso, aprenda como lavar cada tipo de cabelo de maneira correta para mantê-los saudáveis e bem cuidados!