Veja os primeiros passos para conseguir sua estabilidade financeira

Você sabe como conseguir estabilidade financeira? Tornar-se bem-sucedido nas finanças requer o desenvolvimento de bons hábitos financeiros, assim como em qualquer outro objetivo. Existem alguns elementos que devem ser desenvolvidos para isso: acabar com as dívidas, aprender a poupar dinheiro e aumentar a segurança financeira da sua família.

Vale ressaltar que sucesso financeiro pode significar várias situações, dependendo dos objetivos e das necessidades de cada pessoa. Ou seja, só será possível atingir os seus objetivos quando tiver cumprido as suas metas de médio e longo prazo. E então, sabe como atingir isso?

Nesse post, mostraremos os primeiros passos para conseguir estabilidade e independência financeira. Acompanhe!

Tenha uma reserva que cubra 6 meses de gastos

Uma das formas mais eficazes de conseguir estabilidade financeira é construir uma reserva de emergência. O intuito é possibilitar segurança, caso passe por momentos de aperto financeiro. Ela pode ser utilizada em situações de desemprego, por exemplo. O ideal é que essa reserva seja referente a, pelo menos, 6 meses do seu custo de vida.

Assim, você terá a segurança de alguns meses para conseguir reorganizar suas finanças depois de passar por algum acontecimento inesperado. Para que isso funcione, tenha a disciplina de usar esse montante somente em emergências. Porém, lembre-se de repô-lo assim que possível.

Não pague juros

É muito importante registrar os seus gastos mensais e as suas fontes de renda, a fim de que você saiba o que está entrando e saindo do seu bolso. Ter o hábito de registrar permite uma melhor organização de suas finanças e auxilia até mesmo a deixar todos os pagamentos em dia. Assim, é possível acompanhar as datas de vencimento e evitar o pagamento de juros por atrasos. Inclusive, isso é útil para refletir sobre seus gastos e identificar aqueles que podem ser eliminados ou reduzidos.

Seja um Revendedor de CosméticosPowered by Rock Convert

Evite compras no cartão de crédito

A verdade é que enquanto houver limite disponível, novas compras vão sendo realizadas. E é aí que muitas pessoas pensam que aquela comprinha, feita em pequenas parcelas, não pesará na fatura. Contudo, acabam se esquecendo de somá-la com as outras que já foram realizadas. O que ocorre é que a dívida do cartão de crédito vai crescendo, até o ponto de ficar praticamente impagável. As contas atrasadas saem do controle e você pode até negativar seu nome.

Empreenda para conseguir formas de renda extra

Existem meios de conseguir uma renda extra sem comprometer o emprego atual. Uma boa sugestão é utilizar daquilo que você sabe executar melhor, como transformar algum hobby em uma fonte de renda. Por exemplo, se você gosta de se maquiar e sempre ouve elogios por isso, poderia começar a maquiar outras pessoas.

Já se você gosta de vender, pode começar a vender produtos profissionais para salões de beleza. É possível também revender cosméticos. Imagine você revendendo esse tipo de produto, podendo organizar seus horários, aumentar suas redes de contato e ficar por dentro das novidades do mercado. Muito bom, não é mesmo? 

É importante ressaltar que mesmo com toda crise que assola o país, a indústria da beleza é um setor relativamente estável da economia. Essas são somente algumas recomendações para ganhar dinheiro, e você deve optar por aquilo que mais se encaixa aos seus propósitos e à sua realidade.

Por fim, com esses primeiros passos, ficou mais fácil saber como conseguir estabilidade financeira. Como vimos, revender cosméticos pode ser a chave para estabilizar suas finanças. Porém, lembre-se que ganhar mais dinheiro não é a única maneira de aumentar seu lucro. Se você ganhar a mesma quantia, mas reduzir suas dívidas e gastar menos que no mês anterior, faz sobrar mais recursos no fim do próximo.

O que achou desses passos para conseguir sua estabilidade financeira? Compartilhe este post em suas redes sociais e faça com que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!