Você sabe como fazer uma boa gestão de clientes no seu salão de beleza?

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Atualmente, os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes e esperam das empresas grandes experiências de atendimento e qualidade nos serviços. Assim, manter uma boa gestão de clientes é fundamental para atender às altas expectativas dessas pessoas.

Esse processo nada mais é que a representação de ações, treinamentos, ferramentas e equipamentos voltados para o relacionamento com o consumidor. Isso pode ser entendido desde o atendimento para agendar um serviço até um formulário de contato no site do salão de beleza.

Pensando nesse importante tema, preparamos este post com as principais dicas de como fazer uma gestão de clientes eficiente para alavancar seus negócios e permitir que a empresa se destaque no mercado. Continue a leitura para conferir!

Crie programas de fidelização

Devido à alta frequência dos serviços de beleza, a criação de um programa de fidelidade permite uma maior recorrência da ida dos clientes ao seu salão e incentiva a realização de diferentes procedimentos.

Descontos em serviços, melhores condições de pagamento e atendimento especial no dia do aniversário são ótimas opções para esses programas.

Conheça seus clientes

Muitas empresas se limitam a solicitar apenas as informações mais básicas dos consumidores, como nome e telefone.

No entanto, para realizar uma gestão mais eficiente, é importante obter uma maior variedade de dados dos clientes, como informações demográficas (local de moradia, profissão, idade etc.), e-mail, serviços que mais realiza no salão, entre outras.

Um banco de dados com todos esses dados permitirá o gerenciamento dos contatos e uma melhor comunicação, principalmente nos casos de mudanças no padrão de consumo dos serviços.

Além disso, saber por que o consumidor se afastou também é uma ótima maneira de conhecer o negócio e evitar desistências futuras.

Mantenha uma agenda organizada

Manter uma agenda organizada é fundamental em qualquer empresa, principalmente em salões de beleza. Porém, isso deve ser concentrado na recepção, para que um único atendente possa fazer marcações, alterações e cancelamentos de horários.

Esses dados deverão ser passados diretamente para os profissionais que vão executar os serviços, permitindo que eles se organizem previamente. Dessa forma, não haverá incompatibilidades de horário e o cliente terá uma experiência muito mais satisfatória, sem desencontros de informações e transtornos por espera.

Invista em ações de marketing

Investir em ações de marketing digital é uma alternativa muito eficiente para promover uma boa gestão de clientes, podendo ser executada até mesmo com baixo orçamento.

Além disso, permite que uma pessoa que já realiza serviços no salão possa conhecer mais sobre o negócio por meio das redes sociais, sem nenhum custo. Não é demais?

Dê espaço para o feedback

Você já deve saber o quanto o feedback é importante para melhorar a qualidade dos serviços do seu estabelecimento, mas será que você está utilizando esse recurso do jeito certo?

O maior problema ao aplicar uma pesquisa nos salões é que os donos acabam tendo medo do que o cliente pode dizer. Além disso, podem acabar não o deixando à vontade para responder às questões com sinceridade. Não cometa esse erro!

Insira em seu questionário perguntas diretas, curtas e que mantenham o anonimato, como a classificação do estabelecimento, questões de “sim” ou “não” ou outras um pouco mais abertas, para que os frequentadores do salão possam expressar sua opinião sobre algo mais específico. Assim, eles se sentirão mais confortáveis para respondê-las.

Por fim, é importante lembrar que, ao buscar um tratamento estético, o consumidor quer encontrar profissionais gentis e um ambiente calmo e relaxante para ter um momento agradável.

Uma boa gestão de clientes permite melhorar totalmente essa experiência, pois aumenta a personalização e a qualidade de cada serviço prestado no salão de beleza, garantindo a fidelização e o crescimento constante do negócio.

E aí, gostou de saber como fazer uma boa gestão de clientes em seu salão? Aproveite que está por aqui e conheça também por que o planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio!