Felicidade que contagia
Há um ano, a fisioterapeuta Michelle Franzoni, de Florianópolis, não imaginava a reviravolta que estava prestes a acontecer na vida dela. Feliz por emagrecer 33 quilos e adotado uma vida saudável, ela buscava um novo rumo profissional quando resolveu dividir sua experiência de emagrecimento. Criou o Blog da Mimis e um caminho novo se abriu. Hoje, aos 36 anos e com um shape de dar inveja, tem quase 300 mil seguidores no Instagram (@blogdamimis) e mais de 320 mil no Facebook.
“A fómula secreta”
A razão do sucesso está na forma de preparar o cardápio diário e na determinação com a ginástica. “Sofri a vida inteira com o efeito sanfona. Vivia emagrecendo e engordando 5 quilos. Até que, em uma fase de stress, engordei mais de 30 quilos em um ano e passei três anos obesa”, conta. Em agosto de 2011, quando decidiu dar um basta à má fase e emagrecer, ela achou que faria tudo sozinha, afinal, se considerava expert em dieta.
Dessa vez, no entanto, além da reeducação alimentar e dos exercícios (musculação cinco vezes por semana e bike pelas ruas de Floripa todo dia), contou com o help da psicoterapia e da homeopatia para atingir sua meta. “Sequei, em média, 3 quilos por mês ao longo de dez meses”, revela. “Agora, minha alimentação é totalmente equilibrada, mas me permito uma escapadinha nos fins de semana ou em festas – até porque sou louca por brigadeiro!”.
Seu Hobby também conta
Além dos treinos de resistência, as pedaladas continuam em destaque, três ou quatro vezes por semana. Aliás, essa sempre foi a atividade física preferida dela. “Mesmo quando tinha quase 100 quilos, usava a bicicleta como meio de transporte. Comecei pedalando 40 minutos e fui aumentando. A musculação veio depois. Sempre treinei sozinha, mas um professor montava os treinos de acordo com meus objetivos. Ainda é assim: não malho com personal porque não tenho horários fixos”, conta. Hoje são cinco ou seis sessões de musculação semanais, com treinos de 45 minutos. Abdominais entram em dias alternados, geralmente com o treino de membros superiores.
Pilates para uma barriga linda
Um dos pontos fortes do programa de exercícios da Mimis é usar recursos do pilates para definir o abdômen. “Sou formada em fisioterapia e trabalhei anos com o método. Além de ser uma ótima base para fortalecer o abdômen, contribui para a boa postura”, explica. Os seis exercícios selecionados para o Projeto Barriga Chapada vão ajudar a revelar o tanquinho que existe em você. “O ideal é trabalhar musculatura em dias intercalados, pois ela também precisa de descanso”.
Diariamente, Michelle escolhe três exercícios por treino e faz três séries de 12 a 15 repetições de cada; totalizando cerca de 100 a 130 repetições por sessão. “Essa história de que é preciso fazer mil abdominais todo dia para ficar com a barriga chapada é mito”, diz. Lembre-se de aquecer e alongar antes da aula, preste atenção na postura e respeite seus limites. Caso sinta dificuldades, adapte o exercício ao seu condicionamento.