Como se tornar um distribuidor de cosméticos

Como ser um distribuidor de cosméticos?

Conteúdos do artigo

Tudo que você precisa saber sobre como se tornar um distribuidor de cosméticos bem sucedido

Como ser um distribuidor de cosméticos? Essa é uma questão pertinente, sobretudo para aqueles que visam se tornar um empreendedor.

Mesmo com a recessão econômica do país, o setor de cosméticos manteve ótimo ritmo de crescimento nos últimos anos e foi apontado como um dos setores mais promissores para se investir.

Segundo o Sebrae, a razão para esse setor se manter quase inabalado pela crise é o constante desejo das mulheres em se cuidar, pois elas consideram o bem-estar e autoestima como prioridade. Mas os homens não ficam para trás.

Aliás, o aumento dos gastos com beleza pelo público masculino foi o grande responsável por manter as vendas do setor de cosméticos aquecidas.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Confira então o ebook que preparamos e veja como ser um distribuidor de produtos de beleza, conquistando assim a tão desejada independência financeira.

Tenha uma lista de possíveis clientes

Para distribuir cosméticos profissionais, você precisa identificar quem são seus possíveis clientes. Então, o primeiro passo é determinar a região em que pretende atuar.

Lembre-se de que não é possível “abraçar o mundo”, por isso é preciso ser sensato e escolher uma região que você consiga abranger por completo. Feito isso, uma busca na internet é uma boa forma de encontrar seus futuros clientes.

Liste todos que puder. Anote o nome do salão de beleza, endereço, telefone e outras informações que encontrar. Como nem todos os salões possuem site, o próximo passo é pegar um mapa e ir para a rua.

Fique atento a placas e fachadas de lojas, pois alguns estabelecimentos podem ser bem escondidos. Não se esqueça de pedir indicações também.

Estude o mercado e faça boas parcerias

Esta etapa é crucial para a sua jornada como um distribuidor de sucesso. De nada adianta fazer uma parceria com uma empresa que não está bem-conceituada no mercado.

Por isso, antes de fechar uma parceria, pesquise sobre a empresa. Verifique, por exemplo, quais são os comentários sobre o fornecedor nas redes sociais e até mesmo no Reclame Aqui, site que reúne avaliações sobre diversas marcas.

É essencial também analisar o prazo de reabastecimento do estoque, dando atenção especial para a logística da empresa — até porque você não quer correr o risco de ficar sem produtos e deixar o seu cliente na mão, concorda?

O ideal é encontrar uma empresa que honre os compromissos firmados, tornando o negócio vantajoso para todas as partes envolvidas.

Feito isso, é hora de analisar as empresas: seus produtos atendem as necessidades do seu público-alvo? Quais produtos elas oferecem?

Não só isso, deve analisar também os diferenciais que a empresa possui, se ela possui suporte ao distribuidor, se ela está sempre inovando em novas tecnologias a fim de melhorar a qualidade de seus produtos. Estude todo o seu processo de desenvolvimento da marca.

Trabalhe com marcas profissionais

É muito importante também que você trabalhe com marcas profissionais. Uma marca profissional além de ter sido verificada e liberada pela Anvisa, possui mais autoridade e confiança.

Além disso, uma marca profissional geralmente utiliza matérias primas de excelente qualidade, então isso quer dizer que a empresa possui ótimos produtos.

Outra vantagem é que uma marca de ponta, possui uma grande estrutura que visa ajudar os seus distribuidores, como suporte de pré e pós-vendas, marketing, blogs, cursos gerais para que você aprenda a vender mais, curso sobre cosméticos etc.

Saiba o que está vendendo

Estude, estude e estude sobre o produto que está vendendo, como dito antes, geralmente marcas profissionais possuem muito material para ajudar o distribuidor no seu negócio.

Então se a empresa tiver, abuse de todo o material de aprendizagem, vale também ler pôsteres, folders, tudo é válido para o aprendizado e compreensão sobre o produto. Mas você pode – e deve – também procurar ajuda na internet, conteúdos é o que não falta no mundo digital.

Ainda nessa ideia, faça cursos também sobre cabelos, saiba sobre os vários tipos que há, sobre problemas que pode haver, como: cabelos secos, porosidade, quebradiços e entre muitos outros problemas.

Para o seu sucesso, você precisa conhecer tudo sobre a saúde capilar e tudo sobre os produtos, pois um não vive sem o outro, não adianta conhecer uma máscara específica que hidrata e combate o frizz se você não souber responder dúvidas pertinentes de seus clientes, como: ‘’posso usar este produto em um cabelo poroso e quebradiço’’? Se você não souber responder, você poderá perder esse cliente, então como dito anteriormente, estude e estude.

Saber sobre o que está falando é um fator muito importante que pode determinar o seu sucesso, você precisa saber o que está vendendo, pois além de vender para o cliente, você também será o seu principal suporte, então todo conhecimento é bem-vindo.

Estude técnicas de vendas

Além de estudar sobre os produtos e saber questões básicas sobre a saúde capilar, agora é preciso saber em como vender o seu produto.

A primeira coisa que você deve fazer é aprender técnicas de vendas e persuasão, além de gatilhos mentais que induzam o cliente a querer aquele produto através da necessidade, ou seja, não ofereça algo específico, não venda um cosmético capilar, ofereça a necessidade.

Isso mesmo, você deve oferecer a necessidade para aquele cliente, é assim que ele vai querer comprar.

Outra técnica que pode ajudar também é o gatilho da escassez, isto é, os consumidores costumam dar mais valor para aquilo que é exclusivo e corre o risco de acabar.

Sendo assim, este gatilho estimula a decisão de compra dos consumidores ativando a sensação de que eles podem perder uma oportunidade única e vantajosa.

Na prática, você deve usar frases como: ‘’útimas unidades’’, ‘’restam poucos itens no estoque’’, que estimulam o comprador a decidir rapidamente a fechar uma boa compra.

Outro gatilho mental bem usado também é o da urgência, nesse consiste em usar o tempo ao seu favor, enquanto o da escassez utiliza a quantidade. Este gatilho é muito utilizado em ofertas relâmpagos, poucas horas para uma promoção terminar etc.

Mas seja um distribuidor íntegro, ou seja, faça os planos de vendas, utilize gatilhos mentais e seja fiel à sua palavra. Se você disser que há apenas 5 itens no estoque, tem apenas 5; se a promoção dura só 1 dia, ela dura apenas 1 dia, você pode até prolongar de vez em quando, mas não abuse.

É muito importante cumprir com a palavra, além de te dar autoridade como um bom distribuidor, o cliente verá que você é íntegro e cumpre com a palavra e não está o enganando.

Planeje a sua estratégia

Agora é hora de elaborar um planejamento estratégico para conseguir bons resultados.

  • Como efetivar mais vendas?
  • Quais são os principais hábitos dos meus clientes?
  • Como posso oferecer um serviço diferenciado?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que devem ser respondidos.

Ainda nessa etapa, pense em quais são as abordagens comerciais mais efetivas, além de definir táticas financeiras apropriadas ao seu negócio, oferecendo assim um custo-benefício atrativo para os parceiros.

O planejamento estratégico nada mais é do que uma espécie de plano detalhado para conseguir atingir suas metas. Nesse sentido, é fundamental traçar objetivos reais, ou seja, que podem ser alcançados com o devido empenho. Exemplos:

  • Escolher a região e definir quais salões você irá visitar por dia.
  • Separar os produtos que você irá ofertar.
  • Separar um manual de características desses produtos para você consultar, seja levar o catálogo da empresa ou imprimir informações relevantes para consulta.
  • Definir as formas de pagamento e o banco principal do seu negócio: isso é importante para ter um melhor controle das suas finanças.
  • Saber falar é muito importante, por isso treine bem antes de falar com o seu cliente, tenha firmeza e mostre que tem autoridade sobre o assunto.
  • Ouvir o seu cliente é ainda mais importante, ouça e descubra os seus principais hábitos, produtos que mais utiliza, o que ele mais espera dessa parceria etc.

Estes são apenas alguns exemplos, tendo isso em mente, aconselhamos que você anote tudo em uma agenda e o leve para onde você for, pois será a sua principal ferramenta de trabalho.

Seguindo este tipo de estratégia, você consegue definir uma meta mensal sobre quantos salões irá visitar, o quanto de estoque será preciso para o mês etc.

Capriche no atendimento

Como ser um distribuidor de produtos de beleza? Acredite: o atendimento está, mesmo que de forma indireta, ligado ao sucesso ou fracasso do negócio. Não à toa, aposte em um atendimento personalizado.

Existem clientes, por exemplo, que não renunciam a uma linguagem formal, enquanto outros preferem uma conversa mais descontraída, com uma abordagem coloquial.

Nesse contexto, não existe certo ou errado. O ideal é conhecer bem o seu cliente, utilizando uma linguagem que seja compatível com o estilo dele. Lembre-se de que o intuito é fazer com que o cliente se sinta confortável.

Independentemente do cenário, tenha em mente que educação e cordialidade são sempre bem-vindas. Essa estratégia vai, inclusive, ajudar a aumentar a receita.

Faça uma boa primeira impressão

Já ouviu falar da regra 95-5? Não irei me aprofundar muito aqui sobre esta regra, mas bem resumidamente, ela é uma teoria que descreve como o ambiente de compras se comporta na maior parte do tempo.

Isso quer dizer que 95% dos compradores em potencial não estão prontos para comprar hoje, ou ainda não tem a necessidade de adquirir o bem, ou serviço.

É isso, 95% dos compradores em potencial não estão preparados para comprar hoje, mas estarão no futuro.

Por isso é importante você causar a melhor impressão possível para os seus futuros clientes, construa uma memória neles entre você e o seu produto, pois quando eles tiverem a necessidade de comprar, lembrarão de você.

Então é muito importante que em primeiro lugar, você capriche no atendimento, aborde o seu cliente com domínio de conhecimento sobre a marca, sobre o produto, mostre que tem conhecimento, sobretudo, na área em que está, ou seja, se você vende cosméticos capilares, você deve saber o suficiente sobre alguns problemas referentes à saúde capilar.

Por fim, construa uma boa relação com os 5% dos que compraram, mas não se esqueça dos outros 95%, isto é, ligue periodicamente, envie conteúdos relevantes sobre produtos, você pode até deixar um brinde de vez em quando, que faça sentido para o cliente, claro.

Trabalhe com produtos de qualidade

Se o produto não for bom, você não conseguirá fechar outras vendas para o mesmo cliente. Por isso, trabalhar com cosméticos de qualidade é essencial para garantir seu sucesso e continuidade no mercado. Afinal, o propósito é fidelizar o cliente, certo?

Encontre marcas de cosméticos profissionais, que já têm uma boa aceitação no mercado. Isso, com certeza, favorecerá suas vendas.

Fidelize o seu cliente

Você conseguiu fechar parceria com uma marca profissional que tem ótimos produtos, até aí tudo bem, mas e agora?

Agora é hora de fidelizar mais ainda o seu cliente, com mimos e presentinhos, parece bobeira, mas não é. Nós, seres humanos, adoramos ganhar mimos, ser pegos de surpresa, não é mesmo?

Ainda mais quando fazemos uma compra de algo que almejamos muito e aí vem com uma surpresinha, fica muito melhor, a gente já manda um feedback bem feliz, compartilha com os amigos e consequentemente ficamos fiéis àquela loja ou vendedor.

Então seguindo esta premissa, quando você for enviar o produto que o seu cliente comprou, mande também uma lembrancinha surpresa, que seja útil ao agradável, algo que o seu cliente irá mesmo usar, é válido também mandar até uma cartinha, hein.

Faça isso de vez em quando, não é necessário fazer isso sempre, até porque isso é uma lembrancinha, não um bônus que você envia em alguma promoção.

Então não confunda, lembrancinhas é algo que o seu cliente só vai saber que ganhou quando abrir a sua encomenda, diferente de promoção do tipo: ‘’leve este produto e ganhe este’’.

Tudo isso faz parte para o seu sucesso como distribuidor e para fidelizar o seu cliente, mas lembre-se: de nada adiantará se o seu produto não é de boa qualidade, por isso escolha bem os seus fornecedores.

Faça promoções

Aqui está o erro de muitos distribuidores, lojas etc. Muitos vendedores oferecem promoções falsas para os seus clientes, isto é, eleva o valor do produto para colocar um preço que muitas vezes é igual ou mais caro que antes.

Se o seu fornecedor está com uma promoção boa para você poder comprar mais barato, aproveite e coloque os seus produtos em promoção também, assim todos saem ganhando.

Fazendo isto, você terá giro do produto, continuará tendo o seu lucro, o seu cliente vai gostar e poderá até comprar mais.

Organize o seu negócio

Distribuir cosméticos permitirá que você tenha seu horário e sua forma de trabalhar. Contudo, é necessário definir algumas questões.

Você precisará, por exemplo, estabelecer como será a venda, a entrega dos produtos, as formas de pagamento e o relacionamento com o cliente.

Saiba que todos esses detalhes fazem muita diferença na hora da negociação. Se você consegue oferecer um prazo maior de pagamento, por exemplo, existe uma chance maior de o cliente fechar o negócio com você.

Uma boa dica é você organizar todo o seu trabalho em uma planilha, se você não sabe muito bem como trabalhar com essas ferramentas, não tem problema, na loja de aplicativos para smartphones há muitos programas que já vem otimizados e automatizados que facilitam muito a nossa vida.

Exemplos de 3 aplicativos e suas funções da Google Play e App Store:

  1. Orçamento fácil: categorização de gastos e receitas, acompanhamento de gráfico do fluxo financeiro, calendário com alertas programáveis etc.
  2. Mobills: controle de despesas e receitas, gestão de cartão de crédito, planejamento, alerta de contas a pagar, relatórios, armazenamento de cupom fiscal, leitura de QR code etc.
  3. Money lover: definir orçamento, registrar contas, receber alertas do vencimento para pagamentos, calendário financeiro e outras funcionalidades.

Além disso, você pode usar o Google Docs para poder escrever, armazenar dados, organizar seus objetivos e ainda pode imprimir tudo para ter mais praticidade na hora de consultar.

Separe capital para investimento

Para começar nesse negócio, você precisa montar um estoque inicial para atender seus primeiros clientes. Se você não possui um capital muito alto, não se preocupe, pois na Dvien é possível iniciar com um estoque mínimo.

Mas visitar os salões sem ter alguns produtos para pronta entrega não é uma boa ideia. Por isso, tenha em mente que você precisará investir na compra de seus primeiros produtos.

Para distribuir cosméticos profissionais da Dvien, o investimento inicial é baixo, e a alta margem de lucro de nossos produtos permite que o valor investido seja recuperado já nos primeiros meses de trabalho. Sua próxima compra já poderá ser feita com o próprio capital que você fez girar.

Fantástico, não é?

Aposte no marketing digital

Não adianta ter produtos diferenciados e um atendimento exclusivo, porém pecar na divulgação. É nesse sentido que surge a importância de investir no marketing digital.

Para começar, que tal criar uma conta nas principais redes sociais, como instagram, tik-tok e facebook?

Assim você pode divulgar melhor os seus produtos, criando vídeos demonstrando suas especificações, ensinando a usar, fazendo enquetes para engajar mais a sua conta.

Nas redes sociais você também pode criar blog posts, que consiste em falar um pouco mais sobre os produtos, divulgar ofertas e tudo mais que puder ajudar na divulgação.

Pode abusar do marketing digital sem medo. Você pode pensar também na possibilidade de contratar um profissional da comunicação para alavancar as redes sociais do seu negócio, gerando mais interação com os clientes.

Assim será mais fácil converter cliques em vendas.

Comece

Com baixo investimento você pode começar a distribuir os cosméticos profissionais da Dvien, iniciando seu próprio negócio!

Você trabalhará com produtos com tecnologia de ponta e um suporte diferenciado para atuar em sua cidade ou região.

Além disso, indicando novos distribuidores, você ganhará bônus referente a todas as compras que seus indicados fizerem, uma condição que somente a Dvien Professional oferece.

Então use essas dicas que você aprendeu aqui e mãos a obra, o sucesso só depende de você, como já foi dito antes, busque estudar mais sobre este nicho, que é o de cosméticos capilares, conhecimento nunca é demais e você só tem a ganhar.

Aprendeu como ser um distribuidor de produtos de beleza e quer se inteirar ainda mais sobre o universo dos cosméticos? Basta seguir a gente nas redes sociais, temos o Instagram e o Facebook, que sempre atualizamos com fotos mais recentes de nossos produtos, resenhas e muito mais. Ah, para falar diretamente conosco, é só clicar neste link do nosso whatsapp.

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