Cliente satisfeito, vendedor feliz!
Por mais que pareça óbvio, é sempre importante reforçar o quanto a qualidade do atendimento pode ser o diferencial no momento da venda. Conquistar um cliente é algo muito importante , podendo se tornar bastante lucrativo, e o processo de atendimento pode ser decisivo nesse quesito. Por isso a D’Vien Cosmética Professional separou novas dicas para atender bem, para que o distribuidor de cosméticos possa aumentar as vendas.
1 – Seja cortês e sem preconceitos
Algo muito comum (e incorreto) entre vendedores é tentar estimar o potencial de compra de um cliente pela imagem dele. É preciso se desprender de paradigmas e atender igualmente e com muita cordialidade a todos os clientes. Mesmo que não pareça, você pode estar atendendo alguém que venha a se tornar um dos seus principais clientes. Trate-os por “senhor” e “senhora”, a menos que ele permita ser chamado de “você”.
2 – Demonstre boa Vontade
Mesmo fora de seu setor, ou mesmo que aquele cliente não seja atendido por você, cumprimente a todos com um sorriso e dê atenção sempre que necessário. O consumidor se sentirá bem vendo que toda a empresa se agrada de sua presença e não apenas o vendedor responsável por seu atendimento. Com isso a empresa como um todo tem a ganhar.
3 – Clientes demandam atenção.
Ele precisa se sentir alguém especial para a empresa, portanto faça o possível para que ele se sinta bem vindo e bem atendido. Comentários agradáveis podem melhorar a relação, mas tome cuidado para não invadir a privacidade dele. Também evite falar mais que o necessário, quem deve nortear a conversa é o cliente, deixando claro o que deseja.
4 – Atenda com agilidade
Geralmente o vendedor não se dá conta de que o cliente pode estar apressado e precisando ter sua solicitação atendida o quanto antes. Atenda sempre com agilidade, mas seja moderado para não passar a impressão de que quer se ver livre do cliente.
5 – Peça ajuda quando necessário
Uma das formas de deixar o cliente seguro com relação ao atendimento é ter respostas firmes e convincentes. Caso não tenha resposta para determinada dúvida, é bastante elegante dizer que vai procurar aquela informação, seja dentro da empresa ou em fontes externas. Nunca afirme o que não tiver certeza, isso pode trazer problemas.
6 – O ambiente de atendimento deve ser agradável
Cuide sempre do ambiente de atendimento, mantendo-o limpo, bonito e organizado.
7 – Evite expressões negativas
Nunca é bom se relacionar com um cliente usando expressões negativas como “isso não pode”, “está errado”, “não deve”. O ideal é procurar maneiras mais brandas de dizer. Também evite expressões de encerramento como “só isso mesmo?”, caso o cliente ainda esteja em dúvida sobre comprar algo ou não, você estará o estimulando a encerrar a conversa.
Para um distribuidor, ter uma relação estreita com um cliente estimula a repetição e o aumento de compras. Procure sempre atender bem, e isso tende a trazer aumento das vendas.