Mesmo com a moda dos cabelos curtos, a preferência nacional na hora de cortar os cabelos são os longos. Mesmo sem tanto destaque ao corte, essa escolha implica em cuidados e dedicação aos fios para não deixar o aspecto de mal cuidado. Hidratar e cortar as pontas na hora certa estão entre as dicas para ter cabelos longos e saudáveis.
Menos é mais
Encher os cabelos de shampoo e condicionador são erros comuns para quem tem cabelos longos. O hairstylist Marcos Aguiar explica que é preciso aproveitar a oleosidade natural dos fios; “O indicado é levar a oleosidade natural dos fios até a ponta”.
Esse também é o motivo que leva os cabeleireiros a indicar o uso de condicionador apenas no comprimento do cabelo e não nas raízes. Ele também alerta que não é necessário usar shampoo duas vezes, principalmente, para quem lava os cabelos diariamente.
Hidratação
Manter os cabelos hidratados é essencial para dar aquele aspecto saudável e brilho dos fios; “Máscara é uma boa dica: pode fazer até duas vezes por semana. As hidratações no salão podem ser feitas a cada quinze dias ou um mês. É indispensável também fazer uma reconstrução quando o cabelo sofrer algum tipo de química” explica o hairstylist.
Cortar para crescer
Pode parecer estranho, mas a melhor maneira de fazer os cabelos crescerem é cortando no tempo adequado. Marcos explica que de três em três meses é preciso aparar as pontas: “assim as pontas duplas serão evitadas e a saúde do cabelo garantida” avisa.
Mais dicas
Pentear os cabelos antes do banho e escová-los diariamente também ajudam a oleosidade natural a alcançar todo o comprimento dos fios; dando um aspecto menos oleoso e mais hidratado. Outra dica énão esfregar o couro cabeludo com muita força, não estimulando as glândulas responsáveis pela oleosidade. Por fim, é possível aproveitar bem o condicionador na quantidade certa se o excesso de água for retirado antes da aplicação permitindo uma melhor absorção do produto.
Marcos Aguiar é hairstylist do são do BlowOut e Studio Blowout (Rio de Janeiro – RJ)