Mesmo com vários setores da economia registrando queda nas vendas, o Sebrae elaborou uma lista com 6 tipos de negócios promissores para 2016. Estes são os setores que sofrerão menos com a crise. Dentre as 6 categorias de negócio onde será possível ganhar dinheiro apesar da recessão, estão: reparos e consertos, vestuário, bijuterias, reciclagem, alimentação e o setor de beleza e venda de cosméticos.
O Sebrae acredita que os setores acima estão entre as prioridades de consumo do brasileiro, colocando as categorias acima como áreas mais promissoras para se ganhar dinheiro este ano.
Deseja investir nessa área? Seja um distribuidor de cosméticos profissionais Dvien.
A lógica consiste na comparação dos seis setores apontados pelo Sebrae com outros setores. O consumidor brasileiro reduziu gastos em muitas áreas, porém, algumas áreas acabam sofrendo mais e outras sofrem menos. Houve uma grande redução, por exemplo, em gastos com o lazer fora do lar, como cinemas, teatros e shows. Os consumidores consideram o lazer como algo supérfluo; que pode ser substituído por formas de lazer baratas, como eventos culturais gratuitos ou opções de divertimento caseiro.
Mas dificilmente uma mulher deixará de usar maquiagem no dia a dia, dificilmente interromperá os cuidados com a progressiva ou não dará a correta manutenção na coloração dos cabelos. Sendo assim, em um mercado onde diversos setores estão registrando queda, o setor de distribuição de cosméticos tem perspectivas mais otimistas já que seus produtos são considerados prioridades para os consumidores.
Mesmo para a distribuição de cosméticos, o momento é de fidelizar clientes
Em momentos de recessão é preciso dedicar mais atenção aos clientes. Mantenha contato próximo com seus clientes, telefone ou visite-os, pergunte como andam os negócios deles; já que a força dos negócios do seu cliente impacta diretamente no seu negócio. Os clientes fiéis são a força maior de uma empresa. Quando mais próximo for o relacionamento do seu cliente com você, mais distante será o relacionamento dele com um concorrente.