Se deseja investir em uma área que cresce apesar da crise, seja um distribuidor de cosméticos. Pode parecer mágica um setor que não é atingido por crise. Pode parecer ainda mais mágica determinada área da indústria ser até estimulada pela crise, mas não é mágica, é a lógica reversa do setor de cosméticos.
Crescimento da indústria
A indústria cosmética cresce de vento em popa, e apesar da recessão econômica prevista para 2015 no Brasil, o setor cresceu 11% em 2014 e espera registrar novo crescimento este ano. Os números do ano passado foram impressionantes: a indústria de higiene e beleza (que engloba produtos cosméticos) atingiu o faturamento de 101 bilhões de reais. Enquanto a grande maioria dos setores da indústria e varejo enfrentam dificuldades para permanecer no azul; os cosméticos mantém o crescimento entre 10% e 15%, puxando os índices econômicos pra cima.
Beleza brasileira em dia
O público brasileiro está se cuidando cada vez mais; Adquirindo a consciência do quanto os cuidados com a aparência são benéficos para a autoestima, para o dia a dia e para a saúde. Por este motivo os cosméticos se tornaram itens indispensáveis na lista de compras dos consumidores. Muitos itens podem ser cortados da lista, os cosméticos não. O setor passa alheio a crise, já que é impossível se cuidar sem utilizar pelo menos um cosmético por dia. Especialistas em comportamento do consumidor afirmam: quando a época não é boa para investir em bens duráveis, como o financiamento de uma casa ou carro, o consumidor tem ainda mais vontade de pelo menos cuidar de si.
Existem mais oportunidades para quem quer se tornar um distribuidor de cosméticos. Segundo dados do Sebrae, 7 mil salões de beleza são abertos todos os meses no Brasil. Estes novos empreendimentos obviamente demandam por produtos cosméticos. O setor já é responsável por 4,8 milhões de empregos no país; corresponde a 1,8% do PIB; Fazendo do Brasil o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China.
Conheça as vantagens e saiba como se tornar um distribuidor.