10 perigos que o banho quente pode causar para o cabelo e para o corpo
Um bom banho quente é apreciado por muita gente, principalmente no outono e inverno, onde o calor do chuveiro é tão bom que o difícil é sair dele.
No entanto, se você tem o hábito de tomar banho com a água em temperaturas muito elevadas, saiba que você está causando uma série de males para os seus cabelos, pele, unhas e até mesmo o sistema digestivo.
Então, nós, da equipe Dvien Cosméticos, compilamos em 10 tópicos tudo o que você precisa saber sobre os malefícios que a água quente pode causar para o seu corpo.
Confira:
Banho quente faz mal para os cabelos?
De acordo com o angiologista especializado em queda capilar e fortalecimento dos fios, Dr. Álvaro Pereira, os banhos demorados e quentes colaboram para que o couro cabeludo (rico em glândulas sebáceas), acabe sofrendo um ressecamento excessivo causado pela alta temperatura da água do chuveiro; que acaba ressecando o couro cabeludo, tornando os fios pesados, favorecendo o surgimento da caspa e queda capilar.
Veja quais são os problemas e repense esse hábito danoso de tomar banho muito quente:
Queda de cabelo
É comum perdermos entre 50 e 150 fios de cabelo no chuveiro, no entanto, se a água estiver quente demais, esse número pode ser muito maior.
Se você sofre com problemas de queda, é hora de diminuir a temperatura o quanto antes.
Oleosidade
A água quente faz com que sejam liberadas glândulas sebáceas, contribuindo para o aumento da oleosidade, que causa aspecto sujo nos cabelos.
Além do mais, isso também contribui para a perda de brilho dos fios, tornando-os sem vida.
Caspa
Com a dilatação das glândulas sebáceas, ocorre a produção e liberação do sebo, e, depois de seco, o sebo se deposita sobre o couro cabeludo, formando a famosa caspa.
Dermatite Seborreica
Além dos problemas citados anteriormente, causados pelo banho quente, as glândulas sebáceas podem resultar em uma dermatite seborreica, o que pode causar vermelhidão no couro cabeludo, irritação, ferimentos e até mesmo odores.
Danifica os fios tingidos
Para quem pinta os cabelos, cuidado: altas temperaturas da água desbotam a coloração dos fios, principalmente nos tons avermelhados.
Perigos da água quente para a pele
De acordo com o Dr. Charles Genehr, especialista em dermatologia, banhos quentes são muito prejudiciais para a saúde.
Ele ressalta através de um vídeo em seu canal no youtube que: água quente deve ser evitada, preferindo tomar banho morno mais ameno.
”A pele ressecada pode causar coceira, permitindo entrada de microrganismos causando infecções e outros problemas mais sérios,” afirma o dermatologista.
Bom, até aqui deu para você compreender o quanto um banho quente pode ser prejudicial, certo?
Sendo assim, confira agora os demais danos que as altas temperaturas do chuveiro podem fazer para a sua pele:
Agravamento das acnes
O agravamento se dá pelo fato de que a liberação de glândulas sebáceas, provocada pelas altas temperaturas, deixa a pele oleosa, o que não ajuda em nada quando se tem propensão a acnes.
Com certeza a acne já foi ou ainda é uma grande inimiga para muitas pessoas, sendo assim, deve-se evitar o banho quente a todo custo.
Urticárias
Como dito anteriormente, altas temperaturas podem prejudicar a pele, ressecando a ponto das coceiras se tornarem lesões, infeccionando e agravando principalmente em quem já tem problemas com urticárias alérgicas.
Perda da camada protetora da pele
A água quente remove a camada protetora da pele, deixando a exposta a uma série de riscos.
”(…)banhos quentes demorados podem podem diminuir a barreira de proteção da pele chamada de manto lipídico”, informa o dermatologista Murilo Drummond.
Com essa perda, a pele fica mais vulnerável a agressões externas, como o sol por exemplo, além do mais, a pele fica mais áspera, por causa da desidratação.
Perigos do banho quente para o corpo
E os problemas causados por aquele longo e relaxante banho quente não se limitam apenas nos cabelos e pele, confira:
Má digestão
Sabe aquela história de que banho após as refeições faz mal? Não é bem verdade. O banho em si não tem nada de errado.
Todavia, depois de comer, boa parte do nosso sangue passa a trabalhar no sistema digestivo para ajudar no processo.
Quando tomamos banho muito quente, o sangue que trabalhava na digestão precisa ser deslocado para a pele, a fim de protegê-la.
Por essa razão, o processo digestivo fica prejudicado.
Pressão alta
Temperaturas muito elevadas da água podem alterar a pressão. Sendo assim, o aumento de pressão decorrida do calor altera o fluxo sanguíneo pelas veias e a circulação de oxigênio, causando dores de cabeça, vertigens e até falta de ar.
Recomendações:
Conforme dizem os especialistas, o banho morno é a melhor opção em qualquer estação do ano. Com a temperatura da água em torno de 37ºC, que se assemelha a nossa temperatura corporal.
Para manter a boa saúde da pele e dos cabelos, o tempo ideal é de 5 a 10 minutos, quanto menor o tempo, melhor será para a saúde.
Extra: cuidado com as buchas!
Muita gente acredita que esfregar a pele com muita força faz com que a bucha remova a pele morta; o que não é verdade.
Esfregar demais fará com que a bucha remova a gordura natural da pele, que funciona como proteção.
Conclusão:
Quem não gosta de tomar aquele banho quente, bem demorado pra relaxar, né? Ainda mais em tempos frios; mas como vimos neste artigo, deve-se ter muito cuidado para não termos problemas futuros por causa de um simples banho.
Então lembre-se: nada de demorar no chuveiro debaixo de água quente, o recomendado é de até 10 minutos em água morna.
Quer saber mais sobre produtos capilares recomendados para o frio? Conheça então a nossa máscara Sossega Cabelo através do nosso blog.
Conte-nos o que achou e aproveite também para nos seguir nas redes sociais, estamos sempre atualizando o nosso facebook e instagram com muitas novidades e diversos conteúdos sobre os nossos produtos, não deixe de conferir.
Por fim, se você quiser mais conteúdos como o deste artigo, é só acompanhar o nosso blog, falamos de diversos assuntos do mundo da beleza, além dos nossos produtos, claro. Além disso, você pode conversar com um de nossos especialistas, é só clicar neste link para ser redirecionado.